Andifes atualiza Painel da Execução Orçamentária das universidades federais

Disponível no site da Andifes, o Painel da Execução Orçamentária das Universidades Federais é atualizado anualmente para facilitar ainda mais a navegação no Instrumento de Gestão, Governança e Transparência das universidades federais. Desenvolvido pelo Fórum de Pró-Reitores de Planejamento e Administração (FORPLAD), o painel oferece informações estratégicas e gerenciais de forma consolidada.


Atualizado com frequência com dados do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI), o painel disponibiliza informações detalhadas sobre a execução orçamentária das universidades federais. Por meio de filtros, é possível conferir dados de cada uma das universidades, como:

  • Orçamento atual;
  • Restos a Pagar dos últimos quatro anos;
  • Indicadores estratégicos e séries históricas orçamentárias a partir de 2000;
  • Execução orçamentária a partir de 2000;
  • Detalhamento de despesas de custeio por Unidade Básica de Custeio (UBC) e por Unidade de Despesa de Pessoal (UDP) a partir de 2010;
  • Receita Própria a partir de 2000.

Confira abaixo as atualizações do painel em 2024:

  1. Apresentação de informações principais em cartões com detalhes e variações;
  2. Separação de despesa de pessoal ativo e inativo com série histórica de participação;
  3. Detalhamento de emenda parlamentares por tipo (individual, bancada, etc…);
  4. Receita própria com percentual acumulado mês a mês (assim cada instituição poderá acompanhar o mês que atingiu excesso de arrecadação);
  5. Modelo matemático preditivo para cálculo do Total Aluno Equivalente de Graduação 2023 e 2024 (essas informações utilizam o Censo 2023 e 2024 que ainda não foram divulgados);
  6. Série histórica da relação orçamento discricionário (RP2) de fontes do tesouro por aluno equivalente de graduação, com previsões para 2023 e 2024;
  7. Série histórica de despesas de custeio (ação 20RK, 20GK e 8282) com correção monetária;
  8. Gráfico de calor para análise de crescimento de despesas por Unidades Básicas de Custeio.

Transparência

É importante lembrar que todas as informações orçamentárias ao longo do tempo recebem o tratamento de correção monetária devida utilizando o IPCA (Índice de Preço ao Consumidor Amplo), que é o indicador oficial do Governo Federal.

De acordo com o coordenador do FORPLAD, Juscelino Pereira Silva, o painel é uma importante ferramenta de transparência para sociedade brasileira e também de gestão para a tomada de decisão. “É uma ferramenta que oportuniza a cada um extrair a informação objetivamente e de acordo com o interesse e a necessidade”, detalha.

Conforme ele acrescenta, a Andifes tem promovido, ao longo do tempo, uma excelente prática de transparência e governança das instituições através do Painel Andifes de Informações Orçamentárias. “Esse projeto passa por melhorias a cada ano, buscando atender a novas necessidades e apresentar as informações de uma forma mais clara e transparente para a sociedade e, ao mesmo tempo, proporcionar às universidades federais um instrumento de monitoramento e suporte à tomada de decisão”, disse o responsável pelo desenvolvimento e atualização do painel.

Investimento público

O painel permite que todos os brasileiros possam acompanhar como o dinheiro público é investido pelas universidades. “É possível ver diariamente os valores executados pelas universidades, bem como seus históricos de gastos, detalhamento das despesas e o crescimento orçamentário anual. A sociedade civil pode, inclusive, validar informações que são veiculadas pela imprensa e ver como as universidades trabalham a serviço do Brasil e dos brasileiros”, destaca.

Fonte para a imprensa

O coordenador do FORPLAD acrescenta ainda que o painel pode auxiliar os profissionais da imprensa na cobertura orçamentária do ensino superior do Brasil. “Por permitir vários tipos de filtros, o painel pode promover uma experiência mais ampla e significativa aos jornalistas, pois permite desvendar comportamentos orçamentários, de despesas, inflacionários e de comparações das dotações com a União e o orçamento destinado ao ensino superior brasileiro”.

Confira o Painel de Execução Orçamentária das Universidades Federais.