Unifesp desmistifica e aproxima a Matemática da comunidade

O projeto de extensão Números Primos e Criptografia, do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT/Unifesp) – Campus São José dos Campos, tem como objetivo divulgar a Matemática e torná-la mais próxima da comunidade, em especial, dos(as) alunos(as) do ensino básico.

Coordenado pela professora Grasiele Cristiane Jorge, busca desmistificar a Matemática como uma ciência difícil, incentivar o espírito investigativo na comunidade, apresentando resultados de pesquisa de forma acessível e, assim, atrair mais alunos para as ciências exatas.

Segundo a coordenadora, a criptografia está cada vez mais presente no dia a dia. “Os números primos desempenham um papel muito importante em diversos sistemas criptográficos, que são formas de camuflar as informações a serem transmitidas para não permitir que terceiros consigam obtê-las em sua forma original”, explica Grasiele.

Focado na divulgação científica, o projeto divulga conteúdos relacionados à Teoria dos Números e Criptografia por meio de seu perfil no Instagram @numerosprimos_cripto. Na rede social, são feitas publicações periódicas, produzidas por professores(as) e alunos(as) da Unifesp e de outras instituições de ensino.

Além das publicações, a iniciativa tem como objetivo fazer visitas virtuais a escolas de ensino básico para apresentar conteúdos da Matemática, colocando os(as) estudantes do ensino básico em contato com pesquisadores(as) e alunos(as) do ensino superior. Está associada ao conteúdo de uma disciplina obrigatória do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) e de uma unidade curricular interdisciplinar ofertada pelo ICT/Unifesp.

Para a coordenadora do projeto, criado em outubro de 2021, a divulgação científica tem um papel importante para que a população adquira conhecimento sobre ciência e conheça o quanto ela está presente em seu cotidiano. “Queremos levar conhecimento científico para as pessoas e desmistificar a Matemática como uma ciência extremamente complexa e inacessível”, finaliza.