UNIFAL-MG promove concurso para seleção de receitas vegetarianas originais e saudáveis

Criações de membros da comunidade acadêmica serão replicadas em Restaurantes Universitários. 

Uma nova proposta está em andamento a fim de promover opções de dieta adequada e saudável ao público vegetariano que frequenta os Restaurantes Universitários (RU) da UNIFAL-MG. Trata-se de concurso que incentiva a criação de pratos vegetarianos para aumentar a variedade de preparações disponíveis, bem como estimular o exercício de habilidades culinárias entre a comunidade acadêmica. As inscrições do projeto, intitulado “Concurso Cultural: Receitas Vegetarianas para os Restaurantes Universitários”, ocorrem entre os dias 07/04 e 20/05. Os três primeiros colocados serão premiados mediante parcerias de apoio cultural.

As regras para participação contemplam o envio de uma receita por participante, desde que esta não faça parte do cardápio atual oferecido pelos RU. A receita deve ser do tipo Prato Principal, com nome próprio da criação, sem a utilização de ingredientes de origem animal, como carnes e derivados, embutidos, aves e peixes. Como exceção, será permitida a utilização de ovos, leite e derivados. Serão desclassificadas as inscrições que contenham receitas de sobremesas, saladas, acompanhamentos, sucos e outros.

Elaborado pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace), com apoio da Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho, o concurso será composto por comissão julgadora de cinco membros, sendo três vegetarianos ou profissionais com experiência na área de gastronomia ou vegetarianismo e dois servidores.

Eles escolherão as cinco melhores receitas por meio da avaliação de “5S”: Sustentável, Saudável, Simples, Segura e Surpreendente. O objetivo é oferecer pratos criativos que incluam alimentos acessíveis à população em geral, assim como ingredientes naturais para uma dieta nutricionalmente equilibrada, levando em conta a simplicidade de preparação do prato, a ser produzido em larga escala.

As cinco receitas mais bem avaliadas pela comissão julgadora serão reproduzidas como Prato Vegetariano no Restaurante Universitário da Sede, uma por dia, para avaliação dos usuários vegetarianos. O público que utilizar o restaurante na semana de preparação das receitas escolherá e classificará as três melhores por meio de uma pesquisa de satisfação, baseada no sabor da preparação, na cor, no aroma e na textura, conforme formulário disponível em Edital.

Haverá premiação para os três primeiros colocados, mediante patrocínio. Para o primeiro lugar, o prêmio é uma Fritadeira Elétrica Sem Gordura Óleo (Air Fryer), com o apoio da Fundação de Apoio à Cultura, Ensino, Pesquisa e Extensão de Alfenas. O segundo recebe uma cesta de produtos naturais, com o apoio da Trigoleve Indústria e Comércio Ltda. Um kit de cosméticos, do apoio com a Farmácia Universitária da UNIFAL-MG, é o prêmio do terceiro lugar.

Segundo a nutricionista Fernanda Lomeu, a ideia é produzir um caderno de receitas e divulgar entre os outros RU. (Foto: Arquivo Pessoal)

De acordo com a nutricionista da Prace, Fernanda Laurides Ribeiro de Oliveira Lomeu, a proposta surgiu devido à demanda de alunos vegetarianos no Restaurante Universitário da Sede. “A ideia do concurso é que a própria comunidade universitária dê sugestões de opções para o cardápio, conforme os ‘5S’ e os requisitos previstos em edital, para que possa ser replicada em restaurantes universitários. Depois, a gente vai fazer um caderno de receitas e divulgar entre os outros RU”, explicou a nutricionista.

O público vegetariano recebe a proposta como uma forma de garantir não só a diversidade de pratos vegetarianos no RU, mas também oportunidades para os participantes descobrirem novos sabores e habilidades. “Além de ter um caráter educativo e institucional, já que será usado como melhoria para o RU, o concurso mostra um valor de representatividade”, comentou a universitária do 4° período de Nutrição, Jessica Glelini Bueno Rodrigues da Silva, bolsista mobilizadora do Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Acadêmico (Progrida), no eixo de Promoção a Saúde, e voluntária no projeto Check Nutri.

“Além de ter um caráter educativo e institucional, já que será usado como melhoria para o RU, o concurso mostra um valor de representatividade”, destaca Jessica Glelini Bueno Rodrigues da Silva. (Foto: Arquivo Pessoal)

“Como estudante de Nutrição e vegetariana, acho uma grande iniciativa, pois ações como essa fazem com que novas pessoas sintam curiosidade de sair da zona de conforto, experimentar coisas novas e se desafiar a novas preparações. E o mais importante: entender que não é tão difícil a prática de retirar a carne da alimentação, só é preciso estar aberto a novas possibilidades”, conclui a discente.

Para participar do “Concurso Cultural: Receitas Vegetarianas para Restaurantes Universitários”, o participante deverá ser integrante da comunidade universitária da UNIFAL-MG e formalizar sua inscrição usando o e-mail institucional no preenchimento do formulário disponível aqui.

A confirmação das inscrições ocorrerá com o recebimento de e-mail no período de 23 a 27/05/2022, quando a comissão julgadora fará a análise das inscrições. Servidores e colaboradores vinculados à Prace, bem como seus familiares, não poderão se inscrever no concurso.

Confira o Edital completo.