UFAC assina acordo de cooperação técnica com Ministério Público

Acordo de cooperação técnica visa à realização de pesquisa sobre a atuação ministerial junto à população.

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Diretoria de Planejamento e Gestão Estratégica, promoveu na tarde desta segunda-feira (04) a Reunião de Gestão: “Instrumentos de Planejamento e Gestão de Institucional”, como etapa da elaboração do Plano Geral de Atuação (PGA) para o biênio 2022-2023.

No evento, que ocorreu no auditório da instituição e teve transmissão pela internet, foi realizada uma exposição sobre os instrumentos de gestão e apresentado um nivelamento sobre planejamento estratégico e seus desdobramentos. Também foi assinado o acordo de cooperação técnica nº 004/2022, entre o MPAC e a Universidade Federal do Acre (UFAC), que visa à realização de uma pesquisa sobre a atuação ministerial junto à população para subsidiar a construção do PGA.

O procurador-geral de Justiça Danilo Lovisaro do Nascimento ressaltou que a elaboração do PGA é, além uma exigência legal, uma etapa fundamental para o planejamento da gestão, e enalteceu a colaboração com a Ufac para a realização da pesquisa de opinião externa sobre a instituição.

“Hoje estamos dando cumprimento a esse primeiro passo para a elaboração do nosso plano geral de atuação, em direção à definição dos rumos e diretrizes que o MPAC pretende para o biênio 2022-2023. E é com muita alegria que vejo a Ufac celebrando esse acordo, com absoluta convicção de que irá trazer benefícios para ambas instituições”, afirmou.

Já a reitora da Ufac, Guida Aquino, destacou que a universidade é um patrimônio do povo acreano e está de portas abertas para colaborar com o MP. “O MPAC está de parabéns, pois procurou a casa certa que é a nossa universidade, onde temos um quadro qualificado para realizar tal missão. Esse acordo nos orgulha e queremos continuar estreitando laços através de outras parcerias”, disse.

Os resultados preliminares da pesquisa – ainda não concluída –, realizada por meio eletrônico através de questionários com 3.018 participantes, foram apresentados durante o encontro pelos professores da Ufac Paulo Araújo, Francimar de Lima e Euclides Xavier, que integram a equipe responsável por analisar e estruturar os dados coletados.

O estudo trouxe dados sobre quem demanda os serviços do MPAC, como o perfil socioeconômico, de faixa etária, localidade, raça, entre outros, além da relação dos participantes com a instituição. A pesquisa apontou, por exemplo, que cerca de 64% dos respondentes já procuraram o MP acreano em algum momento. A instituição também foi lembrada por 50,80% dos participantes como referência na defesa dos direitos da sociedade.

“O planejamento é uma atividade de pensamento, temos que trabalhar a informação a partir de objetivos claros e previamente estabelecidos, projetar o futuro a partir de algumas interrogações sobre o que vai acontecer, mas para fazê-lo eu preciso conhecer o hoje, o agora, como é que está a situação. E a pesquisa é um instrumento revelador deste momento”, ressaltou o professor Paulo Araújo.