UFOP assina protocolo de intenções com a Prefeitura de Mariana

O protocolo de intenções reforça a proposta de desenvolvimento de projetos que beneficiam a comunidade acadêmica da UFOP e a população marianense, em relação direta com o tripé ensino, pesquisa e extensão, além de celebrar a união entre as partes. O documento tem validade por 48 meses, contados a partir do dia da assinatura, que ocorreu em 29 de abril, na Prefeitura de Mariana, com a participação da reitora da UFOP, Cláudia Marliére, do pró-reitor de Administração e Planejamento, Eleonardo Pereira, e do prefeito Juliano Duarte.

O foco da reunião foi a assinatura do protocolo e o reconhecimento da relevância do vínculo entre a Universidade e o município. A reitora destaca que “esse termo de cooperação é de extrema importância para nós da Universidade. A gente pode contribuir com a população através da extensão e também com a pesquisa. Na pandemia, as universidades tiveram um papel muito importante na sociedade como um todo e, neste caso aqui, não seria diferente”.

O pró-reitor de Extensão e Cultura, Marcos Knupp, complementa que “o termo de intenção indica que todas essas atividades que serão realizadas entre as duas instituições visam não só às ações acadêmicas da UFOP, mas também às necessidades e demandas das comunidades desses municípios. Então, a gente vê como uma importância muito grande.


A reitora Cláudia com o prefeito e o pró-reitor da Proplad.

É claro que é sempre um primeiro passo, porque esse primeiro passo abre portas para os servidores da Universidade pensaram em atividades de extensão junto com a comunidade”.

Já o prefeito Juliano Duarte complementa que “é um grande avanço a assinatura do protocolo de cooperação e a parceria com a UFOP, que conta com um corpo técnico muito qualificado e pode nos auxiliar nas ações que o poder público de Mariana queira executar em nosso município”.