UFT participa da Agrotins 2022

A 22ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2022), considerada a maior feira agrotecnológica da região Norte do país, foi aberta nesta terça-feira (10) ao público. A Universidade Federal do Tocantins está presente em mais uma edição e desta vez, em parceria com a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), em busca de apresentar soluções sustentáveis, inovação e tecnologia para a sociedade, empresas e produtores rurais.

Cláudia Auler, diretora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e responsável pela UFT na Agrotins, explica que caso empresas e produtores rurais tenham interesse em algum produto ou tecnologia apresentada na feira, eles podem entrar em contato com o pesquisador: “Por intermédio do Núcleo de Inovação Tecnológica, a gente pode fechar parcerias ligadas ao desenvolvimento e inovação, prestação de serviço tecnológico especializado, entre outras possibilidades. Colocamos em contato o produtor e o pesquisador e se houver esse mete o NIT faz a interlocução”.

Tecnologia de ponta

Entre os expositores está o Labitec, um laboratório que atua nos diversos segmentos por meio da manufatura aditiva e do desenho de protótipos 3D, além, de trabalhar no desenvolvimento de soluções computacionais para o mercado. “Somos um laboratório de ideação, a prototipagem desenvolvida permite a projeção real de conceitos abordados nas diversas áreas do conhecimento”, explicou o professor de Ciência da Computação, Warley Gramacho.

Gramacho e sua equipe está expondo na Agrotins um conjunto de tecnologias, como o mapa tátil, tecnologia possível para acessibilidade de pessoas com deficiência visual, essa solução é escalável para ambientes como escola, órgão públicos, entre outros. Outra possibilidade apresentada é o desenvolvimento de modelos 3D para o agronegócio. Quem passou por lá pode conferir de perto a impressora 3D.

O acadêmico Guilherme Brandt, um dos componentes do Labitec, conta que o laboratório está estudando como atender o público externo a UFT com levantamentos como materiais e alugueis de máquina. “Minha expectativa é conhecer o público, apresentar alguns projetos realizados e mostrar o que somos capazes de fazer e realizar como modelos e peças que não estão disponíveis comercialmente ou não atendem a necessidade do cliente”, destaca Brandt.

O professor Edeilson Milhomem, da Ciência da Computação, também estava entre os expositores do primeiro dia de Agrotins, com o “Epic”, um time interdisciplinar que atua de forma colaborativa para o desenvolvimento e aproximação de pessoas como premissa fundamental para entrega de soluções tecnológicas de excelência que atendam demandas da sociedade.

Entre as soluções apresentadas está o projeto de irrigação automática, usando a metareciclagem para desenvolvimento de um produto pra apoiar o pequeno produtor. Esse projeto é uma parceria entre a UFT e a Receita Federal, onde a UFT pega material de TV box, fruto de contrabando, como insumo para o projeto. A intenção é ter dados estatísticos do solo, temperatura, humidade do ar, entre outros dados que permitam dar predição para o pequeno produtor.

Milhomen conta que o projeto tem alcançado resultado efetivo, com condições de expandir. Tais resultados chamou a atenção do Senar, com quem a equipe tem conversado sobre uma possível parceria.

Diversidade de produtos e soluções

Quem passar pelo stand da UFT na Agrotins, que estará aberto ao público até o próximo dia 14 de maio, vai conferir dezenas de produtos e soluções, tais como a Agritoca, a Empresa Júnior de Engenharia Ambiental, Bactérias solubilizadoras de fósforo, bebida láctea fermentada à base de extrato hidrossolúvel de amêndoa de babaçu, cultivares de Milho da UFT, o desenvolvimento de biocatalisadores para a obtenção de açúcares prebióticos, entre outros.