UFSCar – Obra infanto-juvenil dá voz a espécies brasileiras endêmicas e ameaçadas de extinção

E-book, publicado pela EdUFSCar, será lançado em live no dia 25 de maio, às 9 horas.

Obra, voltada ao público infanto-juvenil, traz relevância da Educação Ambiental. (Imagem:Luana Souza)

Qual o papel dos zoológicos na conscientização e na conservação ambiental? E para a reprodução de espécies em cativeiro? Quais espécies endêmicas brasileiras ameaçadas de extinção podem ser encontradas nestes espaços, e por quais motivos é essencial conservá-las?

Estas e outras questões são debatidas em “Dando voz aos animais”, e-book que acaba de ser publicado pela Editora da Universidade Federal de São Carlos (EdUFSCar) por Bruno Duarte Amorim, licenciado em Ciências Biológicas pelo Campus Araras da UFSCar.

O livro é voltado ao público infanto-juvenil e traz a Educação Ambiental como elemento relevante não só para este público, como também para toda a sociedade. O intuito é sensibilizar os leitores para a importância da conservação dos animais, e, também, de se visitar locais como zoológicos para ampliação de conhecimento. Propõe, também, reflexões sobre os impactos causados pelos humanos em locais como Amazônia e Mata Atlântica.

Com ilustrações feitas especialmente para o enredo, a obra mescla linguagens literária e informativa. Seu personagem principal é um humano (Miguel) que, ao fazer estágio em zoológico, conhece espécies endêmicas, ou seja, comuns em uma região específica do Brasil, e com ameaça de extinção: saium-de-coleira, macaco-aranha-de-testa-branca, mico-leão-dourado e ararajuba. Ao longo do enredo, ele passa a entender o que elas falam – o que, conforme pontua Amorim, não significa humanizá-las.

“O livro dá voz aos animais para terem a oportunidade de comunicar, aos humanos, seus hábitos e comportamentos naturais. Busquei detalhar particularidades das espécies e reforçar que devem ser respeitadas”, registra o biólogo, que teve a ideia de produzir o livro – parte de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) – após suas vivências e experiências ao fazer estágio no Parque Ecológico Municipal de Americana “Engenheiro Cid Almeida Franco” (Pema).

Para estruturar a narrativa, o autor se baseou em pesquisas relacionadas aos biomas brasileiros. Com isso, a obra abarca questões fundamentais – e muitas vezes invisibilizadas – para a conservação das espécies, como o bem-estar animal, por meio de enriquecimento ambiental, e a reprodução em cativeiro.

Amorim explica que o enriquecimento ambiental reúne um conjunto de atividades para estimular comportamentos naturais e promover o bem-estar dos animais.
“Existem várias categorias; no enriquecimento alimentar, o alimento é disponibilizado em locais diferentes do habitual, escondido, com o intuito de diminuir tempo ocioso e promover atividades que entretenham”, exemplifica.

Também há os enriquecimentos sensorial (estimula a sentir cheiros diferentes), físico (oferece estruturas para atividades, como morder, arranhar e puxar), social (insere, dentro de um recinto amplo, espécies diferentes de algum bioma, como Cerrado) e cognitivo (oferece objetos, como embrulhos e garrafas de plástico, para que o animal entenda que precisa realizar movimentos para tirar dali, por exemplo, um alimento) – este último mais comum com primatas.

E-book acaba de ser lançado pela Editora da UFSCar. (Imagem: Luana Souza)

Cada enriquecimento é oferecido com planejamento prévio, de acordo com as demandas de cada animal, algo retratado no e-book com exemplos práticos.

Já a reprodução de espécies em cativeiro, também retratada na obra, deve ser feita após muitos estudos e de forma responsável. “Esta pode ser a chave para que novas gerações nasçam, evitando, assim, a extinção definitiva. Assim, os zoológicos podem contribuir com a reintrodução da fauna”, destaca o biólogo.

Lançamento
O e-book “Dando voz aos animais” será lançado no próximo encontro da série “EdUFSCar no Ar”, uma iniciativa da EdUFSCar em parceria com o Instituto da Cultura Científica (ICC) e a Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da Universidade.

O evento ocorre no dia 25 de maio, às 9 horas, e detalhará as etapas de concepção da obra e sua busca por ampliar debates acerca dos zoológicos. A live contará com a presença do autor, Bruno Duarte Amorim, e será mediada por Wilson Alves-Bezerra, Diretor da EdUFSCar. A transmissão será feita via Facebook (facebook.com/ufscaroficial e facebook.com/editora.edufscar) – e YouTube. A participação é aberta a todas as pessoas interessadas, que poderão enviar perguntas e comentários ao convidado.

A obra estará disponível para compra na semana da live, na Amazon ou Google Play, com desconto de 30% até a data posterior ao evento (26/5).