UFTM faz parte de rede mineira de pesquisa científica com proposta aprovada pela Fapemig

Professor Murilo da Silva, em laboratório de pesquisa da UFU. (Foto: Arquivo pessoal)

A Rede Mineira de Biotecnologias em Modelos Experimentais – RMBME formada pelas instituições UFU, UFTM, UFMG, UFJF e UNIFAL, teve proposta aprovada para contratação no âmbito da Chamada FAPEMIG 07/2021 – Redes de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico com Foco em Demandas Estratégicas. O valor do recurso será de R$ 1.777.728,80. A proposta foi aprovada dentro da linha temática “Imunobiológicos e Biofármacos”.

A Rede é coordenada por Murilo Vieira da Silva, professor e diretor de Pesquisa da UFU e o professor e pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFTM, Carlo José Freire de Oliveira, é o subcoordenador. “Enquanto rede, iremos trabalhar para o desenvolvimento de Modelos Experimentais, mais especificamente, desenvolver novos testes de diagnóstico, medidas de controle sanitário e genético de roedores, bem como produzir um banco de embriões compartilhado com diferentes linhagens para fazer pesquisa”, explicou Murilo.

As universidades trabalham de forma conjunta, produzindo em grupo e dividindo tarefas. Os recursos financeiros atenderão as instituições da Rede na medida em que as demandas de execução de funções de cada uma surgirem.

Biotério, onde a Rede realiza pesquisas na UFTM. (Foto: Edmundo Gomide/UFTM)

“O desenvolvimento de tecnologias nesta área impactará na qualidade das pesquisas realizadas no estado de Minas, bem como contribuirá expressivamente para cumprimento dos princípios éticos e legais da experimentação. Por exemplo, um animal com controle sanitário em dia, aumenta o poder de reprodutibilidade dos ensaios, ao passo que reduz a necessidade de repetições e consequentemente o número de animais usados nos protocolos”, ressaltou o coordenador da Rede.

Algumas das instituições que hoje compõe a RMBME já trabalham em conjunto no campo de modelos experimentais há alguns anos no estado de Minas Gerais. “Contudo, diante da oportunidade deste edital da Fapemig, nos organizamos melhor para que cada instituição trabalhe no desenvolvimento de uma linha e compartilhe com todos.

 Professor Carlo Oliveira, no Biotério da UFTM. (Foto: Edmundo Gomide/UFTM)

No caso da UFTM, a Instituição atuará diretamente na caracterização da microbiota dos animais, a UFU no desenvolvimento de protocolos com embriões, a UFJF na formação de recursos humanos e assim por diante”, detalhou Murilo.

“O ponto chave desta rede é a busca pela qualidade da pesquisa com modelos experimentais em todo o estado de Minas Gerais. Em outras palavras, os projetos de pesquisa agrupados na proposta abarcam várias frentes de conhecimento e contribui para que a pesquisa com animais de laboratório se consolide e tenha qualidade também em universidades mais jovens como é o caso da Universidade Federal do Triângulo Mineiro”, concluiu o professor Carlo, da UFTM.

A relação completa das propostas aprovadas encontra-se na homepage da FAPEMIG, no seguinte endereço: http://www.fapemig.br/pt/chamadas_resultados_oportunidades_fapemig/