UFABC lança curso de extensão em inglês sobre Governança Global e o papel das cidades em parceria com a Universidade de Tübingen

Iniciativa pioneira na UFABC, o curso de extensão virtual em inglês “Global Governance and the role of cities”, é uma parceria com a área de Global Awareness Education da Universidade de Tübingen, na Alemanha. Neste curso são tratadas várias perspectivas sobre o tema, como os desafios enfrentados pelas grandes cidades, cidades sustentáveis, migração e saúde global. O Curso conta com destacados/as palestrantes internacionais de diferentes países e áreas, que contribuem com conferências e debates, enquanto os/as estudantes assumem a tarefa de preparar estudos de casos de cidades em três continentes: América Latina, África e Ásia. Uma das novidades deste curso é a “sala compartilhada” entre estudantes da Universidade de Tübingen no programa transdisciplinar Global Awareness Education e os/as participantes selecionados pelo curso de extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC), contando com apoio da Assessoria de Relações Internacionais (ARI) na divulgação.

Co-coordenado pela Dra. Glaucia Peres da Silva, na Universidade de Tübingen, e pelo prof. Gilberto M. A. Rodrigues, Coordenador da Pós-Graduação em Relações Internacionais da UFABC, com apoio de Alice Borba, doutoranda do PPg-CHS, o curso reúne cerca de 40 estudantes de 15 nacionalidades diferentes, que residem em 10 diferentes países – Alemanha, Brasil, Espanha, Bélgica, Estados Unidos, Italia, México, Portugal, Romênia e Venezuela (25 vagas foram oferecidas pela UFABC).

Segundo o prof. Gilberto, o curso nasceu de uma proposta feita pela Dra. Glaucia, que havia tido uma experiência semelhante com outra universidade brasileira, a Universidade Estadual de Maringá, mas que gostaria de tentar com a UFABC. Ambos se conheceram em Duisburg, quando o Prof. Gilberto realizou um período como Professor Visitante Sênior Capes-Print na Universidade de Duisburg-Essen, em 2019-2020. “Há um componente de inovação nessa iniciativa, uma vez que é feita de maneira informal, sem convênio, com base na confiança mútua, que é um poderoso componente nas Relações Internacionais, inclusive no universo acadêmico”. Gilberto explica que além de uma ação de extensão o curso constitui um fator de internacionalização para ambas as universidades. Cada instituição irá conferir certificados separadamente, embora as atividades sejam conjuntas.

De acordo com a brasileira Glaucia Peres da Silva, que vive na Alemanha há 13 anos, onde fez seu doutorado, e desde 2020 trabalha na Universidade de Tübingen, com a diversidade de participantes no Curso, ela espera que haja “discussões produtivas e aprendizagem de experiências de cooperação para além da sala de aula, colaborando para os alunos ganharem novas visões de mundo e formarem suas redes internacionais”.

O Curso Global Governance and the role of Cities é oferecido entre 25 de abril e 25 de julho. As conferências serão transmitidas em streaming pelo canal do youtube do Global Awereness Education da Universidade Tübingen (veja o programa abaixo) e estarão disponíveis após as aulas. A aula inaugural sobre Cidades Globais foi ministrada pela socióloga Saskia Sassen (Columbia University), em 2 de maio passado e será divulgada no canal do Global Awareness Education no YouTube.

As conferências também são divulgadas no calendário da Universidade Tübingen.