UFDPar desenvolve óculos 3D e sistema com inteligência artificial para diagnóstico de Labirintite

Uma equipe de pesquisadores do Laboratório de Neuroinovação Tecnológica & Mapeamento Cerebral (NitLab) da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) coordenado pelo professor Silmar Teixeira, doutor em Saúde Mental, desenvolveu um óculos em impressão 3D e um sistema com Inteligência Artificial para auxílio diagnóstico das vestibulopatias periféricas, também conhecida como Labirintite.

O projeto de uma vídeonistagmografia com um modelo computacional avançado, que utiliza rastreamento do globo ocular por vídeo, associado a técnicas de inteligência artificial, foi resultado do trabalho de defesa de doutorado em 31 de março da aluna Antônia de Maria Rodrigues de Sousa Castro, co-orientado pelo professor Ariel Teles, doutor em Engenharia de Eletricidade. E tem como finalidade contribuir a um diagnóstico com mais rapidez e precisão das doenças que causam tontura, vertigem, desequilíbrio ou zumbido.

Para Antônia, o desenvolvimento da ferramenta de videonistagmografia tem uma grande importância para a área da saúde, buscando ocupar um espaço ainda pouco explorado no diagnóstico de doenças vestibulares periféricas, visando, acesso fácil e o manuseio intuitivo. Com a inteligência artificial, ajuda na análise das informações, evitando vieses inerentes ao ser humano, otimizando o diagnóstico.

O objetivo das pesquisas no laboratório do NitLab está direcionada à inovação em tecnologia associada a análise eletroencefalográfica, onde são desenvolvidos softwares e aplicativos com inteligência artificial. Além disso, realiza pesquisas com o intervalo de tempo no comportamento do córtex cerebral e no sistema motor com a utilização da Estimulação Magnética Transcraniana, Estimulação Transcraniana de Corrente Direta e a Eletroencefalografia quantitativa.

Acesse o artigo