UFCAT disponibiliza teses e dissertações em biblioteca digital

Gestão da BDTD pela UFCAT representa uma importante conquista da comunidade universitária e mais um passo para a consolidação da universidade.

Ter acesso à produção científica, que engloba dissertações de mestrado e teses de doutorado produzidas na Universidade Federal de Catalão (UFCAT), é algo simples e acessível a toda a comunidade. A recém criada Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTB) reúne, em formato digital, teses e dissertações defendidas nos programas de pós-graduação stricto sensu.

Os arquivos podem ser consultados ou mesmo baixados aqui.

A gestão da BDTB, antes realizada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), está, agora, a cargo da Biblioteca Universitária da UFCAT, que realiza o recebimento, checagem, coleta de metadados, catalogação e disponibilização das obras em ambiente digital, aberto e gratuito.

O diretor da Biblioteca, Márcio Luiz Fernandes Barbosa, explica que a BDTD é uma ferramenta de grande relevância por permitir acesso livre à informação científica. Isso implica, também, segundo ele, em uma maior visibilidade dos programas de pós-graduação, o que aumenta, inclusive, as possibilidades de um maior impacto das pesquisas. Conforme Márcio, o objetivo, ainda, é fazer com que as próprias instituições sejam protagonistas de sua divulgação científica.

Além de reunir informações a respeito da produção científica, as informações disponibilizadas pela BDTD são consideradas um importante parâmetro operado pelas agências de fomento à pesquisa para avaliar as instituições candidatas ao recebimento de recursos. Atualmente a UFCAT possui 11 programas de mestrado e 3 de doutorado, em diferentes áreas do conhecimento humano. O trabalho de disponibilização das teses e dissertações em formato digital é apoiado pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Propesq), que auxilia na divulgação e na elaboração das diretrizes a serem seguidas pelos programas de pós-graduação.