UFAM integra Programa Telessaúde Brasil lançado em Brasília

Cumprindo agenda oficial em Brasília, o reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Sylvio Puga, acompanhado pelo coordenador da Telessaúde do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV//Ebserh/Ufam), médico Pedro Elias de Sousa, participou, na manhã desta quinta-feira, 2 de junho, do lançamento do Programa Telessaúde Brasil do Ministério da Saúde.

No evento, foram assinadas pelo ministro da saúde, Marcelo Queiroga, duas portarias que regulamentam a Telessaúde e UBS Digital no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao longo dia, a programação prevê diversas palestras e mesas de debates com profissionais de várias partes do país.

O reitor da Ufam destacou que o novo Programa do Ministério da Saúde fortalece as ações da Ufam neste campo. “O Estado do Amazonas, com dimensões continentais, tem na Telessaúde uma importante ferramenta no auxílio às populações mais distantes que precisam de atendimento médico. A Ufam será parceira do Programa e vai integrar as ações, observada a nova regulamentação”, destacou.

Ainda no antigo prédio do HUGV/Ebserh, a Ufam foi pioneira em ações de Telessaúde. Agora, com as novas estruturas do Hospital Universitário, em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), novos projetos serão editados. Atualmente a Ufam possui em execução um projeto de Telessaúde que busca reduzir a mortalidade materno-infantil no interior do Amazonas, que é coordenado pela médica Ione Brum, professora da Faculdade de Medicina da Ufam.

Confira a programação completa AQUI.