UFPB apresenta pesquisas, equipamentos e tecnologias a peritos da PF de todo Brasil

Objetivo do encontro foi apresentar os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos na UFPB.

Em parceria com a Polícia Federal (PF), a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recebeu nesta quinta-feira (03) a visita institucional de cerca de 15 peritos de todo Brasil. O objetivo do encontro foi apresentar aos profissionais tudo que vem sendo desenvolvido no âmbito da Instituição, como pesquisas, equipamentos e novas tecnologias nas áreas de ciências forenses e engenharia.

A visita ocorreu no Prédio Bolo de Noiva, localizado no Centro de Tecnologia (CT), no Campus I. Ela faz parte do cronograma do Curso de Atualização em Perícias de Engenharia que está sendo promovido pelo Setor Técnico-Científico da PF na Paraíba (SETEC), em parceria com o Instituto Nacional de Criminalística (INC).

A formação, direcionada a peritos criminais federais da área de engenharia, visa agregar conhecimento a respeito das últimas técnicas desenvolvidas na área da perícia de engenharia e contou com aulas, oficinas de elaboração de ferramentas e análises e estudos de casos.

Da UFPB, esteve à frente da ação o Prof. Sandro Marden, presidente da Agência de Cooperação Internacional (ACI) da UFPB e coordenador do projeto “Desenvolvimento de tecnologias e formação de recursos humanos em engenharia legal destinados à automatização aplicáveis a análises de conformidade de obras públicas”.

Na ocasião, o Prof. Sandro apresentou aos profissionais o projeto, desenvolvido a partir de demandas da PF, que tem como objetivo desenvolver tecnologias para identificar fraudes tanto em fases do processo de licitação quanto na execução de serviços de engenharia na área pública, além de contribuir com a formação de recursos humanos qualificados.

O projeto foi aprovado no edital público do Programa de Cooperação Acadêmica em Segurança Pública e Ciências Forenses (PROCAD – Segurança Pública e Ciências Forenses), promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O Chefe do Setor Técnico-Científico da PF na Paraíba (SETEC), o perito criminal federal José Alysson Medeiros, destacou a importância do encontro. “Queremos estreitar os laços e mostrar o que vem sendo desenvolvido no âmbito desse projeto. Queremos mostrar o que a UFPB vem desenvolvendo, sabendo que ela possui centros de excelência em várias áreas das ciências”, ressaltou.

Segundo ele, esse momento foi idealizado para apresentar aos peritos o trabalho que está sendo desenvolvido na Universidade e que pode ser de interesse na investigação de casos reais que, porventura, possam aparecer nos seus respectivos estados. “E que eles possam ter conhecimento sobre todos os recursos tecnológicos bem como a mão de obra capacitada que estão à disposição para qualquer necessidade de apoio”, pontuou.

Ainda conforme o Chefe do SETEC, além de evidenciar o aporte da UFPB, a visita institucional serviu de incentivo para que os peritos busquem se aprofundar em estudos acadêmicos e em pesquisas científicas, sabendo que a instituição também se disponibiliza para tal suporte.

Na ocasião, também foram apresentados aos visitantes o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Materiais da Universidade Federal da Paraíba (NEPEM/UFPB) e seus equipamentos.