Unifesp realiza VIII Congresso Acadêmico virtual, gratuito e aberto para toda a sociedade

Evento será entre os dias 27 de junho e 1º de julho.

Entre os dias 27 de junho e 1º de julho, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) realizará seu VIII Congresso Acadêmico, em formato totalmente virtual. A abertura do evento será da psicóloga e escritora Maria Aparecida Silva Bento, ou apenas Cida Bento, como é conhecida. A palestra magna, que acontece das 9h às12h, trará o tema “Instituição e Democracia” e destacará as Instituições enquanto dimensões constitutivas essenciais de sociedades democráticas. A apresentação, assim como todas as atividades e debates programados, é gratuita e aberta ao público, que pode fazer a inscrição até o dia 24 de junho neste link.

Cida Bento é conselheira do CEERT (Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades), doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP e membro do Grupo Assessor da ONU Mulheres. Ela também é ex-conselheira do CONSEA (Conselho Nacional de Segurança Alimentar da Presidência da República); pesquisadora Associada do Instituto de Psicologia da USP, e coordenadora do Prêmio Educar para a Igualdade Racial e de Gênero, entre outros projetos na área de educação. Em 2015, foi eleita pela “The Economist” como uma das 50 pessoas mais influentes do mundo na área da diversidade.

Atuante no campo de ações afirmativas e de programas e políticas de diversidade de organizações públicas, privadas e da sociedade civil, foi consultora em secretarias de educação de prefeituras de diversas regiões do país, da OXFAM, Greenpeace, Febraban, Médicos Sem Fronteiras, Comitê de Diversidade dos Jogos Olímpicos 2016; Itaipú Binacional, Fundação Vale; Eletrobrás, UNICEF, Banco Itaú Unibanco, entre outras empresas. Na literatura, foi autora de obras como O Pacto da Branquitude, editora Companhia das Letras, São Paulo, 2022; Núbia Rumo ao Egito, editora FTD, São Paulo, 2009; Psicologia Social do Racismo: Estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil, editora Vozes, São Paulo, 2002; Ação Afirmativa e diversidade no Trabalho: desafios e possibilidades, Casa do Psicólogo, São Paulo, 2000; Inclusão no Trabalho: desafios e perspectivas, Casa do Psicólogo, São Paulo, 2001; Cidadania em Preto e Branco: discutindo as relações raciais, editora Ática, São Paulo, 1998.

A palestra de Cida Bento abre de maneira solene a edição de 2022 do Congresso, que tem como tema central “Universidade, Conhecimento e Democracia”, motivado após o período de grandes desafios imposto pela crise sanitária encontrar, justamente, na ciência, boa parte das respostas para superá-los. Por meio dela, foi, é e será possível garantir não só a sobrevivência, como também o desenvolvimento humano, incluindo o enfrentamento às desigualdades que impõem carências crescentes por saúde, educação, habitação, saneamento e cultura, entre outras dimensões de interesse coletivo e que sustentam a vida plena.

Entre os temas e mesas já confirmadas no VIII Congresso Acadêmico da Unifesp estão “Políticas Públicas para Famílias Vulnerabilizadas Pós-Covid 19 em Países da Europa e América Latina”; “conscientização e responsabilidade no âmbito das organizações (ESG, Marketing 3.0 e falsos discursos mercadológico)”; “Educação 5.0: desafios e estratégias na prática interdisciplinar”; “Educação Digital na Unifesp: desafios e tendências”; “A Importância da Cochrane e da Beme no Século XXI”; “Participação da Mulher na Indústria”; e “Estágio Docente da Unifesp: experiências do PAD”. Ao todo, estão programadas 70 palestras com pesquisadores de vários campos do conhecimento.

Durante o evento também serão apresentados 2.024 trabalhos desenvolvidos na graduação e na pós-graduação da Unifesp nas áreas de ciências exatas, humanas, ambientais, saúde e sociais aplicadas. Também estão programadas 160 sessões científicas e diversas pílulas culturais, com múltiplas expressões artísticas da comunidade.

Na edição de 2021, o Congresso Acadêmico da Unifesp contou com a apresentação de mais de 2 mil trabalhos, e teve como destaque as mesas sobre pesquisas em rede, apresentação de TCCs da graduação e de especialização, além da presença das residências e as bancas sociais, promovidas pela Agência de Inovação Tecnológica e Social (Agits). Do total dos 23 mil inscritos, quase 40% era de público externo, que puderam acompanhar, em 11 salas simultâneas e abertas à sociedade, 200 sessões científicas e 52 palestras que contabilizaram mais de 370 horas de conteúdo, com a participação de 213 convidados(as) nacionais e internacionais e 647 debatores(as), em temas envolvendo educação, saúde, tecnologia, meio ambiente, sustentabilidade, questões sociais e pandemia, entre outros.

Serviço:
Congresso Acadêmico Unifesp 2022 – Universidade, Conhecimento e Democracia
Data: de 27 de junho a 1º de julho
Palestra de abertura: Cida Bento – “Instituição e Democracia”, dia 27 de junho,9h
Inscrições abertasclique aqui
Mais informações neste site