UFG – Centro de Genética Humana se prepara para atender pelo SUS

Laboratório é vinculado ao Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás

A Universidade Federal de Goiás (UFG) passa a contar com o Centro de Genética Humana (Cegh) que, além de ampliar as possibilidades de pesquisas da Universidade no campo da genética, em breve irá prestar serviços para a população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). O laboratório está vinculado ao Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e localizado no Câmpus Samambaia, da Regional Goiânia. A cerimônia de inauguração foi realizada na sexta-feira (10/6).

O espaço de 580 metros quadrados (m2) é resultado de um trabalho de 11 anos, desde a concepção do projeto até a entrega à comunidade. O Centro possui laboratórios de biologia celular, citogenética convencional e a citogenética molecular, que atendem a um amplo espectro de patologias de ordem genética. No local serão feitos diagnósticos genéticos, por meio de convênio com o SUS. A expectativa é poder atender às pessoas que precisam desse tipo de exames e que normalmente não têm acesso a eles. O prédio foi feito a partir de recursos de emendas parlamentares obtidas junto ao deputado federal João Campos.

A coordenadora do Centro de Genética Humana e professora do ICB, Rosângela Hatori Rocha, comenta que, atualmente o Cegh está trabalhando com pesquisas enquanto providenciam as licenças junto à Vigilância Sanitária. “Pretendemos também fazer diagnóstico a partir de um convênio com o SUS e vamos atender pacientes que necessitem de diagnósticos genéticos e não têm acesso. Existem muitos pais, que chegam até nós sem saber exatamente o que os filhos têm, tratam das sequelas. Isso gera um desgaste muito grande à família”, observa.

Um dos convidados do evento de inauguração foi o secretário de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), Marcio Cesar Pereira, que afirmou que é muito importante estar próximo de iniciativas como essa. “Se possível, nos posicionarmos na vanguarda”, enfatizou.

Na avaliação do vice-diretor do ICB, Rones de Deus Paranhos, o Cegh é um marco na história do próprio instituto, que neste ano completa 54 anos de existência, e da própria Universidade Federal de Goiás. Ele conta que o prédio é o oitavo prédio do ICB. “O Centro de Genética Humana já nasce com a missão de articular formação acadêmica de qualidade com a prestação de serviços de saúde de qualidade ao povo brasileiro que nos financia. O CEGH vem para adensar a característica da universidade pública de ser um patrimônio do povo brasileiro”, ressalta.

Segundo a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, a Universidade está em festa todos os dias desde 25 de maio último. “O retorno pleno das atividades presenciais tem nos brindado com momentos muito alegres e emocionantes, porque somos essa comunidade de conhecimento, afeto e de solidariedade conosco e com as causas da sociedade. Especialmente da nossa cidade e do nosso Estado”.

Texto: Versanna Carvalho

Foto: Caroline Pires