UFMG assume presidência de rede global de universidades

Cerimônia de posse ocorreu durante encontro da organização na Universidade de Lausanne, Suíça.

A reitora da UFMG, Sandra Goulart Almeida, assumiu nesta semana, em encontro na Universidade de Lausanne (Suíça), a presidência da Worldwide Universities Network (WUN), rede que integra 25 universidades de seis continentes. O mandato é de dois anos.

A WUN promove e financia cooperação entre instituições de contextos culturais e geográficos diferentes, nos campos da educação superior e da pesquisa. A Universidade é a única brasileira integrante da organização; da América Latina, há apenas mais uma, a mexicana Tecnológico de Monterey.

Sandra Goulart destaca que a rede estimula valores caros à UFMG, como a qualidade, a inclusão e o compromisso social. “Nossa presença na WUN viabiliza pesquisas de ponta, cria e reforça vínculos com instituições importantes de todo o mundo”, afirma.

A UFMG ocupa também, representada pela reitora, a presidência da Associação das Universidades do Grupo Montevidéu, a AUGM (o mandato se encerra em julho próximo) e a vice-presidência da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (Aulp). Sandra exerce ainda a presidência da Comissão de Relações Internacionais da Andifes. “A passagem por posições de liderança em organizações como WUN e Aulp mostra que a UFMG concilia atuação regional e nacional relevante com inserção global muito positiva.”

Cinco projetos apoiados atualmente pela WUN têm participação de pesquisadores da UFMG, em áreas como as da comunicação intercultural, das geociências, ciências biológicas e da saúde. Nesses empreendimentos, a Universidade tem parceiras como a Chinese University of Hong Kong, a University of Ghana, a Alberta University (Canadá), a University of Southampton (Reino Unido) e a Stanford University (EUA).