UFMT sediará centro internacional de língua chinesa

Com o objetivo de estreitar os laços de cooperação internacional, com foco especial em pesquisas da área das ciências agrárias, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Universidade Agrícola do Sul da China (SCAU) firmaram parceria para a criação do Centro de Língua Chinesa e de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia Agrícola, que será sediado na própria UFMT.

O centro atuará principalmente em três áreas de cooperação: treinamento de idiomas, pesquisa e intercâmbios culturais.

“Essa ação integra mais um dos esforços da UFMT em prol da Internacionalização e atende aspectos basilares do Plano Institucional de Internacionalização, com destaque para a cooperação para a produção de conhecimento científico em temas de relevância global e do estado de Mato Grosso, bem como o desenvolvimento de ações de ensino e extensão em âmbito internacional”, pontuou o Secretário de Relações Internacionais da UFMT, professor Lucas Oliveira de Sousa.

Trata-se também de um desdobramento da parceria entre a SCAU e o Núcleo de Relações Internacionais do Estado de Mato Grosso (NURIMAT).

De acordo com o Secretário, a perspectiva é que ocorram algumas ações voltadas ao ensino de idioma ainda em 2022 e que, ao longo do segundo semestre, sejam definidas as atividades e objetivos para o ano de 2023, dentro de todas as áreas de cooperação.

A SCAU é localizada no distrito de Tianhe. Hoje é composta por 26 departamentos, que oferecem 95 graduações e 60 programas de doutorado para mais de 40 mil alunos.