Home Na Mídia Reunião anual da SBPC terá programação recorde nos quatro câmpus da UnB

Reunião anual da SBPC terá programação recorde nos quatro câmpus da UnB

0
0

Serão 117 atividades presenciais, entre conferências, cursos e painéis, mostrando o que se faz de melhor em ciência no país.

Vista do Instituto Central de Ciências (ICC) da UnB, palco da reunião anual da SBPC. (crédito: Emília Silberstein)

A reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) retorna à sua forma presencial, depois de dois anos com atividades virtuais devido a pandemia do coronavírus. Em sua 74ª edição, o evento, encampado pela Universidade de Brasília (UnB), terá número recorde de atividades distribuídas nos quatro câmpus da instituição. Serão oferecidos ao público nada menos que 117 programações entre os dias 24 e 30 de julho. Em caráter experimental, a SBPC levará à UnB 30 atividades presenciais do programa SBPC vai à Escola, destinadas aos estudantes e professores da educação básica. Neste ano, o evento traz como tema Ciência, independência e soberania nacional, em alusão ao ano que marca o bicentenário da Independência do Brasil e o centenário da Semana de Arte Moderna.

Serão realizadas 44 conferências, sendo 27 presenciais, 75 mesas-redondas (50 presenciais), 54 painéis (dois presenciais), 16 webminicursos, quatro sessões especiais (presenciais), três encontros (presenciais) e uma assembleia (presencial). De acordo com a UnB, a programação foi preparada com o objetivo de levar aos participantes um panorama amplo do que melhor se faz em ciência no país.

O presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, está bastante otimista em relação ao encontro. “Tivemos duas reuniões anuais virtuais por causa da covid-19 e, agora, com os sinais de que a transmissão do coronavírus está diminuindo e com todos os protocolos de segurança – mantendo distanciamento, máscaras e higienização das mãos –, estamos muito animados com a volta do presencial. Isso porque o convívio humano é essencial, principalmente para o público jovem, já que teremos atividades interativas”, declarou.
Cientistas de destaque no país e no mundo confirmaram presença no evento, como , a pneumologista e pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), como Margareth Dalcolmo, que fará conferência com o tema A visão da ciência no enfrentamento da pandemia e o futuro da saúde no Brasil.

Também confirmam ppresença o professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), Paulo Artaxo, o vice-presidente da SBPC, Carlos Nobre, o pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA-USP), Ricardo Galvão, o professor titular do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), e Luciana Gomes Barbosa, professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e coordenadora do Grupo de Trabalho Meio Ambiente da SBPC, que debaterão temas relacionados ao meio ambiente.

Na SBPC Jovem, voltada para estudantes do ensino básico e público em geral, a organização destaca a realização da ExpoT&C, mostra de ciência e tecnologia, daSBPC Cultural, com apresentação de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas relacionados às artes e à cultura, além da SBPC Afro e Indígena, SBPC Educação e a SBPC Inovação. O encerramento será dedicado à integração entre cultura, ciência e recreação para crianças, jovens e seus familiares, com o evento Dia da Família na Ciência. Confira a programação completa do evento.

Fonte: Correio Braziliense

Carregue mais artigos relacionados
Carregue mais em Na Mídia

Deixe uma resposta

Vejam também

Governo federal faz novo corte na educação e inviabiliza funcionamento das universidades

Considerando a já preocupante situação financeira vivenciada pelas universidades federais,…