UFPR compõe Cátedra Araucária para o Desenvolvimento Territorial Sustentável

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) aderiu ao protocolo de intenções de criação da Cátedra Araucária para o Desenvolvimento Territorial Sustentável do Eixo Capricórnio (América do Sul, África, Austrália e Polinésia Francesa), assinado pelo Governo do Paraná, por meio Fundação Araucária, no dia 3 de junho, em Foz do Iguaçu. Mais de 30 instituições de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) estão comprometidas com a iniciativa.

O principal objetivo da Cátedra é estimular e integrar as pesquisas científicas e a inovação técnica focadas no desenvolvimento territorial sustentável, tendo como referência geopolítica o Eixo Capricórnio, em um contexto de mudanças climáticas e de transformação digital. O professor Diomar Augusto de Quadros, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável, é o representante da UFPR na Cátedra.

Governo do Paraná formaliza a criação da Cátedra Araucária para o Desenvolvimento Territorial Sustentável do Eixo Capricórnio. Foto: Moisés Bonfim /Unila

Entre as atividades que poderão ser executadas a partir deste protocolo de intenções estão intercâmbio institucional de docentes, técnico- administrativos e discentes de graduação e de pós-graduação; desenvolvimento de atividades de ensino e/ou pesquisa relacionadas às áreas de atuação dos partícipes; e organização de simpósios, conferências, cursos de curta duração em áreas de pesquisa.

A Cátedra também vai fomentar a promoção de atividades e eventos técnico-científicos e culturais abertos à população, de formação de docentes e pesquisadores, mediante a criação de cursos especializados e reciclagem, bem como o incentivo à abertura de linhas de pesquisa interinstitucional associadas a programas locais de pós-graduação e de publicações conjuntas. Haverá intercâmbio de informações pertinentes ao ensino e à pesquisa em cada instituição.

Cátedra Araucária

A Cátedra é uma iniciativa da Fundação Araucária e do Institute Mines Télécom d’Alés – IMT Mines Alès, na França, fundamentada na teoria dos commons, engenharia e gestão do conhecimento e educação digital. Passa pela construção conjunta de formações inovadoras, por avanços dos conhecimentos sobre resiliência territorial, interoperabilidade, mudanças climáticas, cidades das próximas gerações, paradiplomacia, infraestrutura e logística sustentáveis, além da constituição de clusters – de empresas e, também, de pesquisas aplicadas.

Com informações da Agência Estadual de Notícias