UFMS – Pesquisadores, acadêmicos e produtores se reúnem para discutir agricultura irrigada

A UFMS sediou o 1º Encontro de Difusão Tecnológica e Sustentabilidade na Agricultura Irrigada da Região Centro-Oeste. O evento é realizado no Teatro Glauce Rocha e tem como objetivo debater os recursos hídricos e sua utilização na agricultura.

Fruto de parceria entre a UFMS e o Instituto Inovagri, o Encontro reúne pesquisadores, estudantes e produtores rurais e tem como coordenador o professor do Câmpus de Chapadão do Sul (CPCS), Ricardo Gava. “Temos uma satisfação muito grande em receber todos aqui neste Teatro. Esperamos que todos participem e usufruam do conforto e de todas as atividades que programamos. Nestes dois dias estarão conosco palestrantes de várias instituições do Brasil que vão procurar mostrar um pouco dos trabalhos feitos com foco na região Centro-Oeste”, disse o coordenador durante a cerimônia de abertura.

“Temos uma parceria muito forte, em especial do CPCS, com o Inovagri e, hoje, sediar este evento é extremamente estratégico e importante para a UFMS, pois conseguimos divulgar toda pesquisa voltada pela irrigação, além de proporcionar o fortalecimento da formação de nossos estudantes. Sejam todos bem-vindos à nossa Universidade”, falou a vice-reitora Camila Ítavo.

O diretor-geral do Inovagri Douglas Ribeiro Garcia explicou que o Instituto atua há 15 anos com agricultura irrigada no Brasil e em outros países. “Do ano passado para cá ampliamos nossas ações e fundamos uma sede no Centro-Oeste, especificamente no Câmpus de Chapadão do Sul, onde desenvolvemos em conjunto pesquisas em parceria com da UFMS. Tudo que fazemos envolve capacitação e desenvolvimento profissional, então estudantes de graduação, pós-graduação e professores podem usufruir das ações alinhadas pelo Inovagri com a Instituição”, comentou.

“É fundamental discutir o tema, pois a questão básica da sociedade é água e alimento. Estudos indicam que até 2050 teremos que aumentar a nossa produção de alimento entre 60 e 100%. Para produzir mais alimentos, precisaremos de água. Cada vez mais a irrigação vai ser importante, pois não conseguiremos atender a demanda crescente sem a irrigação. Nesse evento temos a oportunidade de apresentar tecnologias e balancear a produção de alimento e uso de água de forma sustentável”, ressaltou o chefe adjunto de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa Cerrados Lineu Neiva Rodrigues.

Também participou da abertura do Encontro o superintendente de Ciência e Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar Rogério Beretta. “É muito bom, para nós do Estado, estarmos aqui discutindo a questão da irrigação que é estruturante para Mato Grosso do Sul”, frisou o superintendente. “É muito importante aproximarmos a academia dos produtores e falar sobre ciência, tecnologia e inovação, sobre o porquê são relevantes“, falou o diretor científico da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia, Nalvo Franco.

“O evento é um trabalho feito por muitas mãos, mas, sem dúvida a perseverança e o desempenho do professor Ricardo foram fundamentais. Gostaria de parabenizar o coordenador e toda a equipe envolvida”, reforçou o diretor do CPCS Kleber Gastaldi. Ele agradeceu também a participação de estudantes e profissionais do Centro-Oeste, mas também das regiões Sudeste e Nordeste.

O presidente do Sindicato Rural de Dourados Ângelo Ximenes destacou a integração entre a comunidade científica e os produtores. “Como agricultor é uma satisfação grande estaremos aqui. Acredito que a irrigação vai ser uma nova revolução no setor”, destacou.

Também estiveram presentes à cerimônia de abertura o coordenador do Mestrado em Agronomia Paulo Teodoro, o pró-reitor de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis Marcelo Fernandes, o professor da Universidade Federal de Goiás José Alves Júnior, além de representantes do Instituto Inovagri.

A programação completa pode ser conferida aqui. O evento também é transmitido ao vivo de forma remota. Confira:

Texto: Vanessa Amin

Fotos: Marcelo Calazans