Home Destaque Andifes assina termo de cooperação com Laboratório Nacional de Computação Científica

Andifes assina termo de cooperação com Laboratório Nacional de Computação Científica

0
0

Durante a reunião do Conselho Pleno da Andifes, realizada em Brasília, na quinta-feira (23), os reitores receberam o diretor do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), Fabio Borges de Oliveira, responsável pelo maior supercomputador da América Latina, o Santos Dumont. Com capacidade de processamento de 5,1 petaflops por segundo, o Santos Dumont é utilizado na construção e aplicação de modelos e métodos matemáticos e computacionais e na solução de problemas científicos e tecnológicos para processamento de alto desempenho.

Na ocasião, o presidente da Andifes, reitor Marcus David (UFJF), o presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Empreendedorismo da Andifes, reitor Valder Steffen (UFU) e o presidente do LNCC assinaram um termo de cooperação para o desenvolvimento no programa Embaixadores do Santos Dumont. O objetivo é realizar uma parceria para treinamentos de representantes das universidades na utilização do supercomputador.

De acordo com Fábio Borges, a parceria irá ampliar o número de projetos e estados que utilizam as altas capacidades de processamento da máquina. “Queremos fazer um treinamento mais intenso para que os embaixadores possam reproduzir esse treinamento em cada universidade. Estabelecer esse perfil é muito importante e precisamos ter uma programação muito eficiente para otimizar o uso da capacidade computacional e rodar mais projetos das universidades. Estamos muito interessados em desenvolver essa parceria e construir juntos um futuro diferente da computação de alto desempenho no Brasil”, afirmou Borges.

Para Valder Steffen, na parceria entre LNCC e Andifes, todos têm a ganhar. “O LNCC vai ganhar mais clientes, agregando cada vez mais usuários qualificados, importantes os pontos focais nas universidades, porque não é qualquer problema simples que será rodado no Santos Dumont. O LNCC vai prover as instruções e treinamento necessário para que possamos otimizar o uso, a custo zero”, comemorou.

Carregue mais artigos relacionados
Carregue mais em Destaque

Deixe uma resposta

Vejam também

Prêmio Andifes de Jornalismo 2021

Cartaz do Prêmio Andifes de Jornalismo 2021 Regulamento do Prêmio Andifes de Jornalismo 20…