Unifap e Rede Ebserh assinam contrato de gestão do HU

A Universidade Federal do Amapá (Unifap) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação, firmaram mais uma etapa para o início dos serviços na unidade hospitalar. Na manhã desta sexta-feira,24, as instituições assinaram o contrato de gestão especial que entrega à Ebserh a administração do Hospital Universitário. Na oportunidade houve a homologação do concurso público com a convocação de 25 profissionais na primeira lista.

O documento foi assinado pelo reitor da Unifap, professor Júlio Sá, pelo superintendente do HU, médico Aljerry Rêgo, e pelo presidente da Rede Ebserh/MEC, Oswaldo Ferreira. Os serviços hospitalares serão iniciados de forma escalonada, em dois anos. A abertura da unidade de saúde está prevista para setembro, com disponibilidade de parte dos leitos para atendimento. Quando atingir sua plena capacidade, até 2024, a unidade contará com 148 leitos gerais e 64 leitos de UTI, totalizando 212 leitos hospitalares de média e alta complexidade.

“A celebração do contrato de gestão assinado hoje entre a Universidade e a Ebserh é um marco importante. Me sinto feliz enquanto reitor, pois o HU vai contribuir com a melhor formação de nossos acadêmicos de diversas áreas do conhecimento. E feliz enquanto amapaense por termos em nosso estado um hospital desse porte que vai ajudar a desafogar parte da rede pública de saúde. Parabenizo, também, a todos os atores envolvidos no processo, desde sua concepção até a entrega no dia de hoje”, destacou o reitor Júlio Sá.

O presidente da Ebserh lembrou da união da bancada federal do Amapá em Brasília para a alocação de recursos para início e conclusão da obra. “A bancada federal, os que hoje estão representantes eleitos e outros que passaram, foi de fundamental importância para a materialização do HU. Uma nova fase se inicia e o empenho dos parlamentares ainda será crucial para equipar o Hospital Universitário da Unifap”, disse.

Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais. Como hospitais vinculados às universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.

Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde das regiões em que os hospitais estão inseridos, mas se destacam pela excelência e vocação nos procedimentos de média e alta complexidades.

Fotos: Charles Almeida