UFMA – IV Seminário Integrado abordará os impactos da Base Nacional Comum Curricular em evento híbrido

Com o objetivo de promover a interdisciplinaridade no curso de Ciências Humanas – Sociologia do Centro de Ciências de Imperatriz e fomentar a discussão em torno da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nos dias 27, 28 e 29 de junho, será realizado o IV Seminário Integrado: A BNCC/2018 e os seus impactos na educação básica. Gratuito e realizado de forma híbrida, a transmissão será feita pelo Canal LCH Sociologia-Imperatriz, no Youtube.

Estudantes, professores, profissionais da educação e demais interessados devem acessar a página do Sigeventos até o dia 27 para participar. Os inscritos receberão certificado de participação de 15 horas. Nos três dias de duração, o evento será realizado pela noite, a partir das 19h, e a programação seguirá com mesas temáticas, palestras, debates e estudo integrado. O encerramento do primeiro dia contará, ainda, com uma apresentação junina.

Para o coordenador de Licenciatura em Ciências Humanas – Sociologia, Edson Ferreira da Costa, a escolha da BNCC reflete o esforço do curso em está conectado às novas mudanças no mercado de trabalho. “A mudança que vem acontecendo no currículo da educação básica impacta no nosso campo de estágio e nas oportunidades profissionais dos nossos egressos. Refletir sobre a BNCC neste momento é acompanhar um debate que se impõe pelo grau de importância do documento que norteia o currículo nacional da educação básica e impacta na formação dos nossos futuros estudantes”, afirmou.

O evento é uma ação da Coordenação da Licenciatura em Ciências Humanas – Sociologia do Centro de Ciências de Imperatriz, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS); a Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Imperatriz; a Secretaria da Educação do Governo do Maranhão (Seduc); e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Estadual e Municipal do Maranhão (Sinproesemma).

Para saber mais, acesse a página do Sigeventos.

Saiba mais

A Base Nacional Comum Curricular é um documento instituído pelo Ministério da Educação (MEC) que define o conjunto de diretrizes que escolas públicas e privadas de todo o país devem seguir. Regulamentada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, lei n.° 9.394/96), em 2018, o MEC homologou a BNCC, tornando-a aplicável à educação escolar em todas as suas formas – infantil, fundamental e médio.

Confira a programação:

Por: João Meireles

Produção: Bruna Castro