Home Destaque Andifes reitera confiança no sistema eleitoral brasileiro e o respeito aos poderes constituídos em audiência com ministro Fachin

Andifes reitera confiança no sistema eleitoral brasileiro e o respeito aos poderes constituídos em audiência com ministro Fachin

0
0

A defesa da democracia, da realização de eleições livres e a confiança no sistema eleitoral brasileiro foram a tônica de audiência entre a diretoria da Andifes e o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, realizada na última sexta-feira (24) na sede do tribunal, em Brasília. A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), em conjunto com a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) manifestou apoio ao sistema eleitoral e ao processo democrático brasileiro.

As três entidades, que juntas representam todas as instituições de ensino superior público do Brasil, com mais de 150 organizações federais, estaduais e municipais, presentes em mais de mil municípios, apresentaram ao ministro Fachin documento conjunto reforçando a confiança no TSE e na sua consolidada tradição de realizar eleições livres e seguras em todos os pleitos do período democrático recente. Na ocasião, as entidades da educação superior também assinaram um termo de cooperação e adesão ao Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal Superior Eleitoral, que tem por objetivo conter a proliferação de notícias falsas que contaminam o processo democrático brasileiro.

A Andifes, a Abruem e o Conif se comprometeram em auxiliar o TSE na divulgação das informações oficiais sobre o processo eleitoral, além de se engajarem na mobilização junto à sociedade civil para ampliar a participação nas eleições, sobretudo entre aqueles que não têm obrigatoriedade ao voto, como jovens e idosos. Além disso, se unem ao tribunal no incentivo à participação dos cidadãos como mesários nos dias de votação.

O ministro agradeceu o apoio das entidades no respeito à soberania popular do voto e reiterou que a defesa da democracia e o combate à desinformação não devem ser uma preocupação apenas da Justiça Eleitoral, mas de toda a sociedade. “O ato de hoje é um momento especial: é uma ponte entre conhecimento e experiência para servir à democracia, ao Estado Democrático de Direito e a uma sociedade aberta e plural, como desenhada na Constituição”, afirmou Fachin, acrescentando que “manifestações desta natureza, com este peso fortalecem a lisura da Justiça Eleitoral, do sistema eleitoral brasileiro e a sustentação da própria democracia”.

Para o presidente da Andifes, reitor Marcus David (UFJF), “o processo educacional é indissociável do exercício democrático, e as universidades também formam cidadãos e cidadãs, que precisam ter assegurado o direito à livre escolha para eleger seus representantes. O TSE conta com nosso apoio para conduzir com segurança e lisura a próxima eleição, como o fez em todo o período democrático recente, tendo garantido reconhecimento e destaque ao Brasil como exemplo de democracia na América Latina e no mundo”.

Representando a Andifes, além do presidente Marcus David, estiveram presentes os vice-presidentes da Andifes, reitor Ricardo Marcelo Fonseca (UFPR) e reitora Márcia Abrahão Moura (UnB), e o secretário-executivo Gustavo Balduino. O Conif foi representado pelo presidente, reitor Claudio Alex Jorge da Rocha (IFPA), e pelo secretário executivo, Alexandre Bahia. Já a Abruem foi representada pelos reitores Francisco do Ó de Lima Júnior (URCA) e Odilon Máximo de Morais (UNEAL). A secretária-geral da presidência do TSE, Christine Peter, também participou da reunião.

Com informações da Ascom do TSE.

Carregue mais artigos relacionados
Carregue mais em Destaque

Deixe uma resposta

Vejam também

Um encontro entre Estado, Governo e Universidade – Por Gustavo Balduino

Essa trilogia busca, pelos olhos e nos limites desse observador, interpretar politicamente…