Andifes lança painel com ações das universidades federais contra a pandemia de Covid

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) lançou, na quarta-feira, 29, o portal do grupo de pesquisa Sou Ciência, reunindo diversas ações realizadas pelas universidades federais desde 2020 no enfrentamento à pandemia de Covid-19. Desenvolvido em parceria com o centro de pesquisa Sou Ciência, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o portal é integrado por pesquisadores de várias universidades de todo o país.

“Tivemos que tomar uma decisão muito importante quando nos deparamos com essa crise sanitária. Esse portal mostra de forma muito clara que a resposta das universidades foi mobilizar toda a sua infraestrutura, capital intelectual, pesquisadores e pesquisadoras, professores e professoras, técnicos e técnicas, todos os estudantes para contribuir, das mais diferentes formas, no enfrentamento da pandemia. Após 25 meses, apresentamos o conjunto dessas iniciativas, das quais as universidades públicas se orgulham muito”, afirmou o presidente da Andifes, reitor Marcus David (UFJF).

No portal, as ações das universidades são apresentas em cinco eixos: Organização para atuar na pandemia; Atenção à saúde; Extensão e solidariedade; Ações em pesquisa, Tecnologia e inovação e Ações de comunicação. O painel é composto por pesquisas na área da saúde e no atendimento à população, desde ações na linha de frente a ações relacionadas à prevenção, tratamento e controle da pandemia, direitos humanos, combate à fome, redução de vulnerabilidades sociais e apoio à educação básica, bem como informações acerca da produção bibliográfica no tema e estudos de casos sobre atuações regionais, centros e temas emergentes e contribuições mais notáveis.

Estão listadas e catalogadas as ações de enfrentamento à pandemia de 39 instituições, de um total de 69 universidades federais, com informações coletadas por meio de formulário e que passaram por checagens factuais. Na primeira fase, os questionários foram enviados apenas para as universidades federais, mas o objetivo é expandir o mapeamento para as instituições estaduais.

“Nossa preocupação não era apenas quantificar os dados, o que por si já é uma tarefa enorme, mas, também, qualificar os dados de uma forma que pudessem ser utilizados por outros pesquisadores, mostrando a força e pujança de nossa capacidade instalada nas universidades, que apesar de tudo que estão sofrendo continuam lutando para continuar servindo à população, porque as ações de enfrentamento à pandemia são apenas uma parte do que a universidade realizou e está realizando”, afirmou Soraya Smaili, coordenadora do Sou Ciência.

Segundo Pedro Arantes, professor da Unifesp e coordenador do Sou Ciência, o painel também incluirá todos os mais de 10 mil artigos científicos publicados que tiveram brasileiros à frente das equipes. “Esperamos que os historiadores do futuro saibam reconhecer através desse painel quem esteve do lado da vida, quem esteve do lado da morte e quem teve a capacidade de se organizar para defender o povo brasileiro durante a pandemia”, salientou o professor.

Cortes

O lançamento do painel ocorre no momento em que as universidades federais sofrem com cortes orçamentários. “Em 2020 e 2021 tivemos uma redução de orçamento com a justificativa e que não havia atividades presenciais. Agora, com a retomada plena das atividades presenciais, esperávamos que as verbas voltassem, pelo menos, ao nível de 2019, mas o que tivemos foi mais corte”, ressaltou o presidente da Andifes.

Neste sentido, Marcus David acredita que o lançamento do painel possa evidenciar a importância da ciência e da atuação feita no combate à pandemia. “O Brasil conseguiu superar a pandemia graças à ciência, à estrutura de saúde do SUS e à estrutura de conhecimento e pesquisa das universidades. Esse trabalho traz a esperança de que consigamos sensibilizar a sociedade para essa situação, mostrando que o investimento nas universidades públicas é mais que justificável”, concluiu o presidente da Andifes.