UFDPar evidencia espécies de formigas que não eram registradas no Piauí

A professora e pesquisadora Dra. Cíntia Martins Perinotto, docente do curso de Ciências Biológicas da UFDPar, atualmente conta com dois projetos de pesquisa em andamento nomeados “Prospecção de moléculas bioativas de espécies de formigas do Piauí” e “As formigas do Piauí e suas bactérias simbiontes associadas”. São colaboradores de suas pesquisas os docentes Dr. Antônio Alves Tavares, da UFDPar, a Dra. Durcilene Alves da Silva, da UFDPar, a Dra. Manuela de Oliveira Ramalho da Cornell University/West Chester University, EUA, o Dr. Caio Fernando Ramalho de Oliveira, do IFMS e o Dr. Rodrigo Machado Feitosa, da UFPR.

Seus projetos tem como foco estudar a associação das formigas com as bactérias, a fim de entender as relações entre esses dois grupos. O trabalho está voltado aos mecanismos que afetam as relações simbióticas, como os fatores evolutivos, a ecologia, o comportamento, as fases de desenvolvimento etc. As atividades do projeto são feitas em campo com a coleta das formigas que depois são triadas no laboratório de biologia molecular, é feita a identificação das bactérias associadas e as formigas são depositadas em coleção tanto na UFDPar quanto em outras instituições, como a UFPR, que trabalha em conjunto e são importantes na ajuda da identificação das formigas.

Um de seus alunos de Iniciação Científica que faz parte do projeto, Luiz Eduardo Lima, fez um levantamento das espécies de formigas em duas áreas no Piauí e assim descobriram formigas que não tinham sido registradas para o estado até então. A professora afirma “isso mostra o quanto ainda temos para estudar, o quanto ainda temos para conhecer no Piauí, temos um lindo campo de trabalho por aqui, não só conhecer a biodiversidade das formigas que é uma área importante por diversos fatores, mas também para a conservação dessas espécies”.

Texto e edição: Victoria Sandys