Home Andifes Andifes, Conif, universidades e institutos federais lançam campanha pelo respeito à democracia e ao processo eleitoral brasileiro

Andifes, Conif, universidades e institutos federais lançam campanha pelo respeito à democracia e ao processo eleitoral brasileiro

0
2

Nesta segunda-feira (18), a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino superior (Andifes) e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) lançam uma campanha pelo respeito à democracia e reafirmando a confiança das entidades no processo eleitoral, na justiça eleitoral e nas urnas eletrônicas, com a participação das universidades e dos institutos federais.

Assista ao vídeo de lançamento da campanha:

Unidos, como parte da sociedade civil, a Andifes, o Conif, as universidades e os institutos federais iniciam a campanha com o objetivo de auxiliar na divulgação de informações e esclarecimentos de dúvidas comuns aos eleitores durante o período eleitoral e mitigar o compartilhamento de fake news. Além disso, incentivar o voto entre os grupos não obrigatórios, como jovens com idade entre 16 e 18 anos e idosos, e a participação dos brasileiros como mesários voluntários.

Em 27 de junho, a Andifes e o Conif estiveram em audiência com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quando apresentaram ao ministro Fachin documento conjunto reforçando a confiança no TSE e na sua consolidada tradição de realizar eleições livres e seguras em todos os pleitos do período democrático recente. Na ocasião, as entidades da educação superior também assinaram um termo de cooperação e adesão ao Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal Superior Eleitoral, que tem por objetivo conter a proliferação de notícias falsas que contaminam o processo democrático brasileiro.

Conforme afirmado pelo presidente da Andifes, reitor Marcus David (UFJF), todos os brasileiros e brasileiras precisam ter assegurado o direito à livre escolha para eleger seus representantes e à participação nesse momento sublime do exercício da democracia. “O TSE conta com nosso apoio para conduzir com segurança e lisura a próxima eleição, como o fez em todo o período democrático recente, tendo garantido reconhecimento e destaque ao Brasil como exemplo de democracia na América Latina e no mundo”, declarou.

A campanha estará disponível nos sites institucionais e nas redes sociais da Andifes, do Conif, das universidades federais e dos institutos federais até o término do período eleitoral, seguindo um cronograma de postagens e divulgação de informações ao longo das semanas, e sempre em consonância e respeito às regras da Justiça Eleitoral.

Junte-se a nós e compartilhe informação segura. Nós confiamos no processo eleitoral brasileiro!

Carregue mais artigos relacionados
Carregue mais em Andifes

Deixe um comentário

Vejam também

Andifes trata sobre PAC das universidades federais com Casa Civil da Presidência da República

A diretoria executiva da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de E…