UFRR lança livro sobre práticas culturais dos Wapichana

Na sexta-feira (22/7) a professora Ananda Machado fez o lançamento de seu livro “Tyzytaba’u: Trançadores de Palavras e Coisas”. A obra apresenta, a partir das tramas do falar e do trançar, a complexidade das práticas culturais da etnia Wapichana.

O lançamento foi também virtual, e pode ser conferido no YouTube.

O livro procura sintetizar o que a autora ouviu das narrativas históricas e compartilha aproximações possíveis com a língua e a cultura Wapichana no que tange à construção das casas, relações de trabalho, forma de processar alimentos, de comer, de cantar, de dançar, de festejar, de ritualizar, de trançar, de tecer, de desenhar, de pintar, de esculpir objetos, de viver e de pensar.

Na obra estão incluídas fotografias de objetos Wapichana que estavam no Setor de Etnologia e Etnografia do Museu Nacional (UFRJ) antes do incêndio de 2018.

A distribuição do livro impresso será feita gratuitamente comunidades indígenas, seguidas de escolas e instituições de ensino superior.

A impressão teve financiamento do Setor de Etnologia e Etnografia/SEE do Museu Nacional/UFRJ. O trabalho é resultado de uma ação proposta pelo Programa de Valorização das Línguas e Culturas Indígenas de Roraima, do Laboratório de Estudo e Ensino da Línguas e Literaturas indígenas do PPGL/UFRR e do curso de Gestão Territorial Indígena (Instituto Insikiran- PRAE-UFRR).

Ananda Machado é doutora em História Social pela UFRJ, mestre em Memória Social pela UNIRIO, especialista em Educação Indígena pela UFF. Tem pós-doutorado em Antropologia Social e em Estudos de Literatura.

É professora do curso de Gestão Territorial Indígena no Instituto Insikiran/UFRR, do Profhistória- UFRR e coordenadora do Programa de Valorização das Línguas e Culturas Indígenas de Roraima (PRAE-UFRR), o Laboratório de Estudo e Ensino da Línguas e Literaturas indígenas do PPGL, além de líder do grupo de pesquisa Literaturas Indígenas, Africanas e Caribenhas (CNPQ).