UFRR – Livro analisa o papel de indígenas e negros na construção do ideal de civilização amazônica

O livro “A Ideia de Civilização nas Imagens da Amazônia (1865 – 1908)” será lançado no próximo sábado (13/8) pelo professor Maurício Zouein, do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Roraima (UFRR). O autor pesquisou fotografias, cartões postais e álbuns oficiais do Amazonas e Pará entre os anos de 1865 e 1908 para observar o papel das populações indígenas e negras na ideia de civilização proposta por parte destes governos.

Das 3.573 imagens analisadas, 139 foram selecionadas para compor o livro. Proporcionam ao leitor a experiência de visualizar a Amazônia por meio do olhar daqueles que serviam de intermediários da ideia de civilização proposta pelos governos, ou seja o olhar dos fotógrafos.

A sessão de autógrafos será realizada na livraria Boa Vista do Garden Shopping, às 18h. O livro custa R$70,00 e, além das livrarias nos dois shoppings da capital, poderá ser adquirido diretamente na página da editora Telha e outros sites como Amazon e Martins Fontes.

“É uma pesquisa de doutorado que aborda a condição humana ou desumana das comunidades indígenas, ribeirinhos ou negras (como era dito na época) entre o final do século XIX e começo do XX. A meu ver é importante ter consciência da pobreza na condição de ser civilizado e o exótico na condição de ser explorado. Claro, a percepção se dá por meio da imagem fotográfica”, explica Maurício Zouein.O autor nasceu em São Paulo, mas reside em Roraima desde 1974. Ainda na adolescência serviu ao exército, onde teve o primeiro contato com povos e comunidades indígenas. Assim que saiu do exército, trabalhou na Comissão de Criação do Parque Yanomami (CCPY) e conheceu a fotógrafa Claudia Andújar, adquirindo conhecimento, através do convívio e trabalho, sobre a temática indígena.

Zouein é bacharel em Comunicação Social, mestre em Psicologia, doutor em História Social e está concluindo o pós-doutoramento. Coordena o Grupo de Pesquisa Linguagem, Cultura e Tecnologia / linha de pesquisa Visualidades Amazônicas/ CNPq e o Núcleo de Pesquisa Semiótica da Amazônia (NUPS). Desenvolveu e participou de projetos na IMAM-UFRJ, PPGCOM-UFRR/CNP e concluiu cursos na University of London (UK) e MoMA NYC nos Estados Unidos, estudando as visualidades amazônicas que incorporam a pintura, gravura e fotografia.