UFTM realiza em parceria o “II Seminário Studia Brasiliensia – BRASILEIRAS: mulheres de todos os tempos e espaços”

O II Seminário do Grupo de Pesquisas Studia Brasiliensia com o tema “Brasileiras: Mulheres de todos os tempos e espaços” acontecerá entre os dias 6 e 8 de outubro de 2022, virtualmente, pelo canal do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Filosofia e Ciências Sociais – LAFICS/UFTM no YouTube. O evento é realizado em parceria entre a UFTM e as instituições de ensino IESMA, UFMT, FAJOPA, UEMA, UFAM, UEL, DEFICS e UNIR.

O Seminário é o resultado das pesquisas desenvolvidas pelos grupos envolvidos neste projeto: Filosofia e História que estuda a produção filosófica colonial em sua relação com problemas atuais; Antropologia e Sociologia estudando escritos que margeiam essas discussões e que se enquadram nas temáticas e problemas sociais; Educação e Política que pesquisa escritos e relações entre política e educação na cultura nacional. O ponto comum entre os três grupos são os estudos brasileiros, entendendo os autores, as obras e as questões da realidade sociopolítica desde o povoamento.

O principal tema são as mulheres brasileiras e o contexto sócio-histórico onde estão inseridas, os papéis assumidos e os desafios que possuem quanto ao seu reconhecimento e valorização na sociedade.

Todas as pessoas interessadas em dialogar sobre a questão da mulher podem participar do Seminário. As inscrições para submissão de resumos estão abertas até 6 de setembro de 2022 e inscrições para participar como ouvinte se encerram no dia 26 de setembro de 2022. Ambas as inscrições são feitas pelo site do evento.

Para mais informações entre em contato pelo e-mail: seminariostudiabr@gmail.com