UFFS promove I Seminário de Pesquisa sobre Migração

Com o objetivo de debater a temática migratória e promover o intercâmbio de experiências entre pesquisadores e acadêmicos, a Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Chapecó, promove o I Seminário de Pesquisa sobre Migração: Fortalecendo Redes de Apoio, e o I Encontro Sul-Brasileiro dos Estudantes Imigrantes no Ensino Superior. O evento conta com o apoio da UFFS (Pró-Reitoria de Graduação), Unochapecó, IFSC Chapecó, Pastoral do Migrante e Gairosc. A partir do debate entre as entidades, definiu-se que esta seria uma temática importante a ser debatida interinstitucionalmente.

O Seminário será realizado entre os dias 22 e 23 de setembro, no auditório do Bloco B – Campus Chapecó. A abertura do evento contará com a presença do Defensor Público Federal, João Chaves, e do coordenador da Missão Paz de São Paulo, Padre Paolo Parise. A programação foi pensada em conjunto pelas instituições organizadoras, de modo a ser abrangente para propiciar uma formação a todos que se interessam pela temática na UFFS e fora dela, visando compreender a questão da migração, sensibilizar e atuar para buscar caminhos cada vez mais humanitários, para fomentar políticas públicas voltadas à população migrante do seu entorno.

A coordenadora do evento, Rosenei Cella, explica que as intenções baseiam-se em conhecer e discutir as pesquisas recentes que tratam da temática da migração, a partir de um processo de escuta dos sujeitos envolvidos e dos pesquisadores do tema, bem como das entidades que atuam no acolhimento e atendimento a esses indivíduos. “Pretende-se também pavimentar as discussões para que as diferentes entidades educacionais e de acolhimento ampliem sua compreensão sobre o tema e que, juntas, possam atuar de maneira mais sensível e objetiva sobre os diferentes problemas que envolvem o acolhimento e a garantia de direitos a todos os migrantes, especialmente aqueles de outras nacionalidades”, salienta.

Rosenei também aborda que apesar da UFFS ser uma instituição multicampi, presente em municípios nos três Estados do Sul, é na região de Chapecó que se concentra o movimento migratório recente mais forte e que demandam ações dela e de suas parceiras (Unochapecó, Pastoral do Migrante, GAIROSC), como parte do papel social que cabe às instituições formativas e defensoras dos direitos humanos. “Precursora na política educacional, a instituição tem se preocupado com a inserção dos imigrantes nos cursos de graduação por meio de seus programas, Pró-Haiti e Pró-Imigrante. Há quase uma década é realizado um trabalho educacional intenso com várias formaturas nos diferentes cursos. Desta forma, a UFFS participa ativamente na articulação da rede de apoio aos imigrantes e valoriza as mudanças recorrentes pela presença destes na região”, finaliza.

Inscrições

Podem participar do evento os estudantes de graduação e pós-graduação, as instituições de ensino, entidades públicas e privadas interessadas na temática, bem como o público em geral. Também estão sendo convidados os alunos da UFFS dos seis campi e instituições que atuam com programas voltados ao acesso de imigrantes no ensino superior.

A submissão de trabalhos de pesquisa deve ser realizada até o dia 31 de agosto, no Portal de Eventos da UFFS. As inscrições para assistir o evento são gratuitas e podem ser feitas até o dia 22 de setembro, pelo formulário. A carga horária total será de 17h e haverá certificação para quem obtiver 75% de frequência.
Confira o template do evento para a submissão dos trabalhos e mais informações no link: I Seminário de Pesquisa sobre Migração.

 

*Texto estagiária Luana Poletto, sob supervisão de Flávia R. Durgante