Andifes participa do 7º Encontro Nacional do Cogecom

O 7º Encontro do Cogecom foi realizado em Aracaju, com o tema Comunicação e Democracia.

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) recebeu, entre os dias 18 e 20 de agosto, o 7º Encontro do Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom), realizado em Aracaju, capital sergipana. Com o tema Comunicação e Democracia, o Encontro reuniu profissionais de comunicação das universidades federais para debater ações, perspectivas e trocar experiências na gestão e no cotidiano da produção e divulgação de informações das universidades de todo o país.

O reitor da UFS, Valter Santana, ressaltou a importância de as comunicações das universidades federais poderem articular ações conjuntas.

Na abertura, o reitor da UFS, Valter Santana, ressaltou a importância de as comunicações das universidades federais poderem articular ações conjuntas. “Estamos em um momento em que a comunicação institucional tem que estar integrada e inserida no contexto de defesa, de avanço das nossas instituições. Fico muito feliz em poder receber em Sergipe esse colegiado de gestores e, a partir daqui construir ações estruturantes que vão nortear as nossas instituições nos próximos anos”, afirmou Santana.

A mesa de abertura do evento, além de Santana, contou também com a presidente da Comissão de Comunicação da Andifes, reitora Lucia Pellanda (UFCSPA), a diretora de comunicação da UFS, Maíra Bittencourt, o superintendente especial de comunicação do Estado de Sergipe, Givaldo Ricardo de Freitas, e o secretário-executivo da Andifes, Gustavo Balduino.

Para a presidente da Comissão de Comunicação da Andifes, reitora Lucia Pellanda, o Encontro do Cogecom ocorreu m um momento muito importante para o país.

Para a reitora Lucia Pellanda, o Encontro do Cogecom aconteceu em um momento muito importante para o país. “Foi muito produtivo e bem interessante, juntando o conhecimento estratégico dos reitores com o grande conhecimento técnico dos gestores de Comunicação, conseguimos fazer um projeto muito legal de defesa das universidades. Em um momento em que precisamos reafirmar que a educação é o futuro do país, que a ciência é investimento e soberania, e que democracia é essencial para um projeto de nação, nesse momento a universidade é extremamente necessária e a defesa da universidade é fundamental”, afirmou a reitora.

A coordenadora do Cogecom, professora Rose Pinheiro (UFMS), reforçou o caráter colaborativo das discussões e da realização do Encontro.

Também presente à mesa de abertura, a coordenadora do Cogecom, professora Rose Pinheiro (UFMS), reforçou o caráter colaborativo das discussões e da realização do Encontro. “Com a realidade das nossas universidades, como as questões de orçamento, de recurso, precisamos realizar parcerias, tanto com setores privados, quanto parceiros do estado, do município, o que nos ajuda a viabilizar os nossos encontros e a trazer qualidade para que eles aconteçam”, relatou a diretora.

Comunicação da Andifes

O Cogecom tem como principal finalidade assessorar a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) na área de Comunicação. O Cogecom realiza encontros anuais, debatendo políticas nacionais de comunicação social para construção conjunta de ações entre as universidades federais; políticas de cooperação entre as instituições envolvidas, com vistas à transformação do modelo de comunicação universitária; valorização da comunicação pública no ambiente das universidades, com ênfase em princípios como transparência, diálogo com a sociedade, o interesse público entre outros.

O secretário-executivo da Andifes, Gustavo Balduino, e a coordenadora de comunicação institucional, Lívia Leite, destacaram a centralidade da Comunicação nas ações da Andifes e a importância do Cogecom no assessoramento e na divulgação das ações das universidades.

O secretário-executivo da Andifes, Gustavo Balduino, e a coordenadora de comunicação institucional, Lívia Leite, participaram, no primeiro dia, da mesa Política de Comunicação da Andifes. Na ocasião, os representantes da entidade destacaram a centralidade da Comunicação nas ações da Andifes e a importância do Cogecom no assessoramento e na divulgação das ações das universidades. “É uma atividade fundamental, porque entendemos a comunicação como ponto central na gestão, na relação da universidade com a sociedade”, frisou Balduino.

“Todas as ações de comunicação são pensadas seguindo a linha editorial da Andifes e com uma preocupação clara de manter fortalecida a imagem institucional”, iniciou Lívia, ressaltando uma maior atenção às redes sociais da entidade como um complemento da comunicação das pautas da Andifes, com o objetivo de alcançar um público o mais amplo possível.

“A Andifes é uma referência no que diz respeito à universidade federal, é reconhecida por qualquer órgão de imprensa nacional como a interlocutora das universidades, e somos demandados tanto como fonte quanto para a verificação de dados e fatos relativos às universidades. A sigla Andifes já traz uma ligação imediata com o ensino superior público”, afirmou Lívia.

Em sua fala, Balduino destacou o cuidado cotidiano da Comunicação em manter a credibilidade da Andifes “É o ar que respiramos manter e aumentar a credibilidade, por isso procuramos pensar tudo estrategicamente antes que aconteça”. O secretário executivo realizou uma breve apresentação intitulada Política de Comunicação da Andifes – Fundamentos e Referências: construção de um sistema nacional de universidades federais, autônomas, de qualidade, inclusivas e gratuitas, durante a qual citou algumas das complexidades de gerar uma política de comunicação que abarque de modo igualitário todas as universidades federais.


Para Balduino, a Andifes é uma entidade privilegiada por poder contar com fóruns e colégios de apoio, como o Cogecom, formados por profissionais altamente qualificados. “Agradeço o convite para participar desse Encontro.

“Nossa política [de comunicação] tem por objetivo que a Andifes seja referência para os interlocutores com os quais a entidade se relaciona na mídia e para a sociedade em geral, como um sistema de universidades federais, que é complexo. Temos que respeitar a autonomia de cada universidade e equilibrar o binômio autonomia e sistema, em uma política de comunicação, não é algo simples. A menor e mais recentemente criada universidade, ou a maior, ou mais antiga são igualmente importantes para o sistema e para a Andifes”, argumentou.

Para Balduino, a Andifes é uma entidade privilegiada por poder contar com fóruns e colégios de apoio, como o Cogecom, formados por profissionais altamente qualificados. “Agradeço o convite para participar desse Encontro. Não conheço uma entidade de representação nacional que conte com assessoramento de fóruns e colégios tão qualificados, formados por profissionais que estão sempre comprometidos no cotidiano das universidades. Espero que possamos seguir construindo juntos e avançar ainda mais na política de comunicação da Andifes. É um privilégio poder contar com vocês”, concluiu.

Com informações Ascom UFS