UFAC promove intercâmbio cultural com escola do Peru

O Colégio de Aplicação (CAp) da Ufac recebeu visita de uma comitiva da escola Ramón Ponce Molina, de Pisquicocha, em Cusco (Peru), que consistiu num intercâmbio com o objetivo de valorizar as culturas brasileira e peruana, além de promover a política de boa vizinhança entre as duas nações latino-americanas. O encontro ocorreu na sexta-feira, 26, no auditório da universidade Estácio/Unimeta.

Segundo a organizadora do evento, Guadalupe Justa Delgadillo Torrez, professora do CAp, o intercâmbio foi muito importante para a formação cidadã dos alunos acreanos. “Agora nossa expectativa é que consigamos levar alunos do CAp para conhecer a realidade de uma escola no Peru e, dessa forma, quebrar preconceitos que eles possam ter com países andinos, além de estreitar laços de proximidade com nossos vizinhos.”

A programação iniciou com um café da manhã de boas-vindas e seguiu com uma visita pedagógica, visando à troca de conhecimentos; contou com apresentações artísticas de canto, dança, poesia e teatro. A comitiva peruana esteve numa roda de conversa no curso de Letras/Espanhol da Ufac, onde visitou instalações do campus-sede. Além disso, os visitantes conheceram pontos turísticos da cidade de Rio Branco, como o Museu da Borracha, a Biblioteca Pública, o Palácio Rio Branco e o Parque Chico Mendes.

Compondo a comitiva estavam o diretor da escola Ramón Ponce Molina, Abel Bonifacio Lima, professores, equipe de apoio e representantes municipais.