CEFET-MG – Pesquisa propõe recuperação de metais presentes no lixo eletrônico

Uma pesquisa de docentes do CEFET-MG promete a sintetização de um novo material e, com ele, a recuperação de metais valiosos encontrados no descarte de lixo eletrônico. O projeto “Utilização de estruturas metal-orgânicas para separação seletiva e recuperação de íons metálicos valiosos presentes em baterias gastas” foi aprovado na chamada universal da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

A pesquisa é coordenada pela professora Mayra Nascimento, do Departamento de Engenharia de Materiais (Demat) e conta com a participação do professor Marcello Rosa Dumont, também do Demat, e dos pesquisadores Renata Moreira (UFV) e Ana Paula Teixeira (UFMG), além de estudantes de iniciação científica e mestrado.

Mayra explica que a pesquisa é importante tanto em um aspecto ambiental quanto econômico, pensando no aumento significativo do consumo e descarte de equipamentos elétricos e eletrônicos. “Sabemos que o descarte inadequado de resíduos eletrônicos pode acarretar diversos problemas de cunho ambiental devido ao caráter nocivo de alguns componentes presentes nesses resíduos”, afirma. “Além disso, em muitos resíduos eletrônicos são encontrados metais valiosos. Em alguns casos, os resíduos têm os metais em quantidade percentual de massa maior do que o percentual presente no minério bruto”.

Para recuperar estes metais presentes no lixo eletrônico, os pesquisadores propõem a utilização de uma estrutura metal-orgânica. Mayra Nascimento explica que estas estruturas podem ser usadas para se aderir a diferentes contaminantes ambientais em meio aquoso. “As estruturas metal-orgânicas podem ser usadas na recuperação de metais através da adsorção seletiva de íons metálicos em solução seguida por sua dessorção”, detalha. “Esses processos permitem que diferentes metais presentes em uma solução polimetálica possam ser removidos separadamente e posteriormente recuperados”.

Segundo a professora do CEFET-MG, o financiamento da Fapemig vai permitir que sejam comprados materiais consumíveis e permanentes necessários para a execução da pesquisa.