Home Na Mídia Capes divulga vencedores do “Prêmio Capes de Tese”

Capes divulga vencedores do “Prêmio Capes de Tese”

0
0

A relação dos 49 ganhadores foi publicada no Diário Oficial. Entrega será em dezembro.

 Imagem ilustrativa (Foto: iStock)

Foi publicada a relação dos 49 ganhadores da 17ª edição do Prêmio CAPES de Tese. A iniciativa reconhece os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos no Brasil em 2021. A lista está no Diário Oficial da União, que traz também os nomes de outros 96 pesquisadores que receberam menções honrosas, além dos orientadores de todos os vencedores.

O prêmio, que este ano recebeu 1.266 inscrições, é voltado às 49 áreas de Avaliação da CAPES. Na segunda fase do concurso, do total de vencedores, três receberão o Grande Prêmio CAPES de Tese, um em cada Colégio: Ciências da Vida, Humanidades e Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar. A premiação acontece em dezembro.

A avaliação para selecionar os vencedores leva em conta a originalidade, o caráter inovador e a relevância das teses para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social do País. Também são consideradas a qualidade e quantidade de publicações decorrentes da pesquisa, bem como a metodologia utilizada, a qualidade da redação e a estrutura e organização do texto.

A CAPES publicou também a vencedora do prêmio entregue em parceria com a Dimensions Sciences, voltado às mulheres que atuam na área de Biotecnologia. A melhor tese foi a da pesquisadora Mara Thaís de Oliveira Silva, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Premiação
Os autores das teses selecionadas receberão bolsa de até um ano para estágio pós-doutoral em instituição nacional, certificado e medalha. Seu orientador ganhará um prêmio no valor de até R$3 mil, além de certificado que também será oferecido aos coorientadores e ao programa de pós-graduação no qual o trabalho foi defendido.

Já Grande Prêmio concede uma bolsa para estágio pós-doutoral em instituição internacional, por até 12 meses, certificado e troféu. Cada orientador vai receber premiação de R$9 mil, para participar de congresso internacional e certificado de premiação que também será entregue aos coorientadores e ao Programa. Parceiras da CAPES, a Fundação Carlos Chagas e a Dimensions Sciences oferecem prêmios adicionais.

Saiba mais aqui.

Carregue mais artigos relacionados
Carregue mais em Na Mídia

Deixe uma resposta

Vejam também

Edital 02/2022 – Andifes Idiomas Sem Fronteiras

Acesse o edital 02.2022 Andifes Idiomas Sem Fronteiras …