UNIRIO lança livro que discute racismo, escravidão e capitalismo

O professor da UNIRIO Wagner Miquéias Damasceno está publicando o livro Racismo, escravidão e capitalismo: uma abordagem marxista. A obra será lançada em evento no dia 1º de setembro, às 19h, no Auditório Paulo Freire, do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCH).

O autor se insere no cenário de uma nova intelectualidade negra que busca resgatar a perspectiva marxista no debate das opressões, em particular do racismo. Embora nasça como fruto de uma tese de doutorado, seu livro pretende contribuir com a formação não só de pesquisadores, como também de ativistas, militantes e do público em geral.

Damasceno divide a obra em quatro capítulos, abordando a escravidão negra e suas relações com a acumulação primitiva do capital, as ideologias racistas no Brasil, as relações entre cor/raça da população brasileira e trabalho e o marxismo diante da questão racial, passando por temas como a Guerra Civil dos Estados Unidos e a revolução no Haiti.

A questão da formação social brasileira também é discutida. Entre outros aspectos, a obra denuncia a ideologia do branqueamento no pensamento de autores como Sílvio Romero, João Batista Lacerda, Oliveira Vianna e Nina Rodrigues, apresentando as convergências e divergências entre eles. Sobre o abolicionismo e seus desdobramentos, coloca na berlinda ninguém menos que Joaquim Nabuco. Acerca do mito da democracia racial, revisa as análises de Gilberto Freyre. E não se furta à discussão com autores contemporâneos.