UFRN e Governo do RN firmam parceria na área da energia eólica

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, em parceria com a AES Brasil Energia S.A., assinaram uma carta de intenções para parceria na área da energia eólica, na tarde desta quinta-feira, 1° de setembro. Nesse sentido, com apoio da instituição de ensino e da gestão estadual, a empresa reforça o objetivo de investir em ações de desenvolvimento local nas comunidades rurais do Complexo Eólico Cajuína, por meio da contratação de prestadores de serviços para perfuração e revitalização de poços, construção e revitalização de cisternas, bem como para a realização de oficinas de gestão hídrica, assessoria técnica rural e fortalecimento do empreendedorismo feminino.

O reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, lembrou que a Universidade já é parceira do Governo do RN, assim como da indústria e comércio, para ações na área das energias renováveis. Dessa forma, o gestor ressaltou a importância da iniciativa para o desenvolvimento socioeconômico do estado em benefício da população. Para a governadora do RN, Fátima Bezerra, o momento pode ser traduzido em “convergência e diálogo” entre a gestão pública, a academia e os setores da indústria e do comércio, com foco em ações de segurança hídrica, inclusão produtiva e empreendedorismo feminino.

O investimento será efetuado pela AES Brasil e suas afiliadas na construção do Complexo Eólico Cajuína, que compreende os municípios de Lajes, Fernando Pedroza, Pedro Avelino, Angicos, Bodó, Santana do Matos e Cerro Corá. Para tanto, a presidente da AES Brasil, Clarissa Sadock, contou que a parceria visa formar 60 mulheres na primeira fase do parque eólico, que poderão ser contratadas ou ficar como legado para o estado como força de trabalho qualificado.