UFU e UFMG lançam livro ‘Gramíneas Forrageiras Tropicais’

Fruto do trabalho conjunto entre pesquisadores da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia (Famev/UFU) e da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o livro “Gramíneas Forrageiras Tropicais”, publicado de forma independente, reúne conhecimento técnico-científico sobre as principais forrageiras utilizadas na produção animal a pasto no Brasil.

De acordo com os autores, um dos maiores desafios da pesquisa nacional atualmente é fazer com que o conhecimento gerado nas universidades e centros de pesquisa chegue, de forma clara e objetiva, aos sistemas de produção. “Convivemos diariamente com o lançamento de novas cultivares forrageiras e constante evolução dos sistemas de manejo de pastagens, mas ainda existem no Brasil vários sistemas baseados na exploração extensiva, seja por viabilidade de recursos climáticos ou financeiros”, explica o pesquisador da UFU e coautor Felipe Antunes Magalhães.

Ainda segundo Magalhães, estimativa realizada pela Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA) reforça que o Brasil é hoje uma potência mundial em agropecuária. “Para se ter uma ideia, o valor bruto da produção (VBP) da pecuária é projetado em R$ 440,0 bilhões em 2022”, destaca o pesquisador.

O livro está disponível gratuitamente de forma digital na página da Faculdade de Medicina Veterinária da UFU. (Imagem: Divulgação – fazenda Santa Paula I, Curvelo-Minas Gerais)

Extensão

O desempenho satisfatório, tanto em termos das condições nutricionais e de saúde dos animais, quanto da viabilidade econômico-financeira, dos sistemas de produção em pastagens em um país com diferenças de clima, solo e topografia que impactam diretamente na capacidade produtiva das forrageiras é um desafio permanente para os pecuaristas brasileiros.

Desta forma, manter atualizadas as informações das principais forrageiras, que já tiveram grande importância no cenário produtivo nacional, assim como informações das forrageiras mais atuais são indispensáveis para suportar a crescente demanda por alimentos de origem animal de qualidade. “O livro ‘Gramíneas Forrageiras Tropicais’ visa atingir produtores rurais, alunos de graduação e pós-graduação e demais técnicos da área de ruminantes e compartilha, de forma agregada, o conhecimento gerado nas pesquisas sobre o tema, com abordagem prática de sua aplicação”, finaliza Magalhães.

O livro está disponível gratuitamente de forma digital e para baixar o material, basta acessar arquivo “Gramíneas Forrageiras Tropicais” na página da Famev/UFU.

Por Fabiano Goulart/Portal Comunica UFU