UFCG lança livro abordando Estudo de Tempos e Movimentos na Engenharia de Produção

Preencher algumas lacunas, aprofundar conhecimentos, atualizar conceitos, aprimorar novos métodos e técnicas e tornar mais eficiente o trabalho do Engenheiro de Produção. Esta é a proposta do livro “Estudo de Tempos e Movimentos: Uma aplicação prática voltada à Engenharia de Produção”, de autoria do professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Kegenaldo Alves.

“O livro sobre engenharia de método, apresenta uma abordagem para o projeto de trabalho e para os sistemas administrativos, possibilitando uma melhora aos objetivos da organização. Visa ainda melhorar a eficiência humana e aumentando a utilização do engenheiro de produção, induzindo uma maior satisfação e remuneração, principalmente ao pessoal de produção, como também ao pessoal de chefia e supervisão”, afirma o autor.

Também ressaltou que nos últimos tempos, os administradores e engenheiros de Produção assimilaram, interpretaram e aplicaram com grande proveito os novos conhecimentos extraídos das pesquisas de ciências sociais e comportamentais. “No entanto, a maioria dessas pesquisas restringe-se a poucas variáveis estruturais e processuais, bem como a determinadas tecnologias”.

Autor

Doutor em Ciências e Engenharia de Materiais pela UFCG, Kegenaldo Alves é professor da Unidade Acadêmica de Engenharia de Produção do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), Campus Campina Grande. Com experiência, profissional e de pesquisas nas áreas de Petróleo e Gás Natural, também é autor do livro “Composite Material Development for Steel Pipeline Reinforcement” – fruto de pesquisa desenvolvida na UFCG em parceria com a Universidade de Ehime, Japão, com a colaboração do engenheiro sanitarista e ambiental Matheus Urtiga.

(Ascom/UFCG)