Andifes participa de 6º Congresso Internacional de Jornalistas de Educação em São Paulo

A Andifes participou da sexta edição do Congresso Internacional de Jornalismo de Educação, promovido pela Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca), nos dias 12 e 13 de setembro em São Paulo. Com o tema “Eleições e a cobertura de educação nos próximos anos”, o evento reúne profissionais da comunicação de temas educacionais e promove debates e oficinas para apoiar a prática jornalística sobre aspectos-chave da cobertura de educação no Brasil.

Esta edição é a primeira realizada presencialmente após duas edições totalmente virtuais, durante a pandemia de Covid, mas parte da programação também é transmitida pela internet com interação do público via chat.

A programação conta com vinte atividades dentre oficinas, debates com convidados nacionais e internacionais, e realização de mesas com palestrantes de diferentes áreas da educação. A Andifes esteve representada por seu secretário-executivo, Gustavo Balduino, e pela coordenadora de comunicação, Lívia Leite.

“O jornalismo cumpre o papel primordial de cobrir e noticiar o que é de mais importante para a sociedade, e este congresso evidencia as ações e o trabalho do bom jornalismo na cobertura diária de pautas relacionadas à educação, área com reflexos diretos e centrais nos rumos do Brasil”, destacou Lívia, que no evento anunciou a abertura de inscrições para o Prêmio Andifes de Jornalismo 2022, que busca incentivar a produção jornalística e estimular o debate, premiando matérias sobre ensino superior e educação básica veiculadas em jornais, revistas, veículos impressos, sites de empresas jornalísticas e TVs no período de 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2021.

Como representante das universidades federais, a Andifes mantém contato diário com os jornalistas especializados em educação. “Poder vivenciar esse contato e troca de experiências é agregador para os dois lados da notícia. No primeiro dia pudemos ouvir dos representantes de candidatos à presidência da república as propostas para a educação brasileira, os bastidores de importantes coberturas jornalísticas recentes e relatos de pessoas que se tornaram personagens de reportagens por terem vencido desafios a partir da lei de cotas”, destacou a coordenadora de comunicação da Andifes.

A abertura oficial foi com os representantes das principais candidaturas presidenciais e suas respectivas propostas para a educação, seguida da mesa “Pastores do MEC: bastidores da cobertura midiática que derrubou o ministro Milton Ribeiro”, que reuniu jornalistas que cobriram o escândalo do ministério da educação em março deste ano.

Foram debatidos, ao longo dos dois dias do evento, temas como: a educação na Amazônia, dez anos da política de cotas, o impacto da pandemia nas escolas pelo mundo e papos sobre jornalismo de educação com humor e jornalismo político, cobertura de eleições, ensino de jornalismo de educação, desigualdades raciais na trajetória dos estudantes, dentre diversos outros temas ligados ao universo educacional.

É possível acompanhar a cobertura do evento no site e redes do Jeduca:

https://jeduca.org.br/
https://www.facebook.com/jeducabrasil/
https://twitter.com/JeducaEduca
https://www.instagram.com/jeducabrasil/