UFPR – Projeto de extensão incentiva a participação feminina nas ciências

O projeto de extensão “Meninas e Mulheres nas Ciências” conquistou o primeiro lugar na categoria Academia – Ensino, Pesquisa e Extensão – do prêmio Estratégia ODS Brasil , que busca ampliar e qualificar o debate a respeito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). A cerimônia de premiação foi realizada durante o evento “O futuro que queremos”, em São Paulo, na última terça-feira (7).

A UFPR foi representada pela professora Camila Silveira, coordenadora do Meninas e Mulheres nas Ciências e docente do Departamento de Química. Para ela, o prêmio, além de reconhecer e valorizar o compromisso das ações que desenvolvem com a Agenda 2030, é também uma excelente oportunidade de expandir o alcance do projeto ao torná-lo conhecido por um número maior de pessoas. “O prêmio representa a valorização de todo o trabalho realizado ao longo dos últimos anos com os ODS, por meio das diferentes atividades que desenvolvemos no Meninas e Mulheres nas Ciências”.

O projeto tem como objetivo estimular a formação, inserção e manutenção científica, acadêmica e tecnológica de meninas e mulheres nas ciências e qualificar docentes e estudantes para o trabalho, dialogando diretamente com o ODS número 5 – alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. Inicialmente classificado no Top 10 de boas práticas no âmbito nacional, o projeto recebeu também, durante a cerimônia, um certificado como reconhecimento de sua contribuição para que o Brasil cumpra os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Além do Meninas e Mulheres nas Ciências, a UFPR também teve o projeto de extensão “Promoção da Saúde Animal, Humana e Ambiental”, do Setor de Ciências Biológicas, classificado no Top 10 da categoria Academia.

De acordo com Camila, a participação no evento proporcionou interação e planejamento de futuras parcerias com diferentes instituições e projetos alinhados com os ODS. “O evento trouxe debates muito qualificados sobre a Agenda 2030 e como os diferentes setores da sociedade estão lidando com as demandas para alcançarem os 17 ODS”, salientou.

O Meninas e Mulheres nas Ciências e os ODS da Agenda 2030

O Meninas e Mulheres nas Ciências embasa práticas educativas e de divulgação científica nos pressupostos da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), promovendo os objetivos de aprendizagem nos campos cognitivo, socioemocional e comportamental para os ODS da Agenda 2030.

Todos os materiais e conteúdos produzidos e as ações educativas se orientam pelos Objetivos de Aprendizagem para os ODS, incluindo os objetivos “3” (Saúde e Bem-estar), “4” (Educação de Qualidade), “5” (Igualdade de Gênero), “10” (Redução das Desigualdades) e “16” (Paz, Justiça e Instituições Eficazes). Os demais são desenvolvidos a depender do tema e das mulheres cientistas retratadas nas atividades.

A aderência do projeto à Agenda 2030 também se dá pela mobilização das competências-chave para a sustentabilidade, como pensamento sistêmico, antecipatória, normativa, estratégica, de colaboração, de pensamento crítico, autoconhecimento e resolução integrada de problemas. A equipe é formada a partir de tais competências para que conduzam as ações do projeto com essa orientação teórica e metodológica.

Entre os materiais produzidos pelo projeto premiado está o Livro de Passatempos – Mulheres Cientistas: Coronavírus, marcado pela aderência a partir dos Objetivos de Aprendizagem para o ODS “3” – Saúde e Bem-Estar. As práticas educativas realizadas a partir da obra promovem todos os 15 objetivos de aprendizagem.

Mais informações sobre as ações e produtos do “Meninas e Mulheres nas Ciências” podem ser acessadas no Blog e nas redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter).

Por Letícia Barbosa Ribeiro

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