UFOP – Pesquisadores analisam os efeitos do cigarro eletrônico

Professores da UFOP, juntamente com pesquisadores do Laboratório de Imunopatologia e Patologia Experimental do Centro de Biologia da Reprodução (CRB) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), publicaram o artigo na BioMed Research International. Intitulado “Acute Outcomes of Cigarette Smoke and Electronic Cigarette Aerosol Inhalation in a Murine Model”, o estudo é pioneiro sobre a exposição ao aerosol do cigarro eletrônico em um curto período de cinco dias.

O estudo faz parte de pesquisas relacionada à exposição à fumaça de cigarro, que tem mais de 12 anos e produção de diversos artigos científicos, bem como dissertações e teses concluídas nos programas de Pós-Graduação em Ciências Biológicas e em Saúde e Nutrição da UFOP.

O foco da pesquisa foi comparar os efeitos da exposição de curto prazo ao vapor do cigarro eletrônico (CE) e à fumaça de cigarro (FC) em camundongos adultos e jovens. O cigarro eletrônico é um dispositivo criado para entregar nicotina e cuja utilização tem crescido entre os jovens.

Os resultados obtidos na pesquisa mostram que a exposição ao vapor gerado por esse dispositivo a curto prazo é capaz de promover lesão tecidual, inflamação e estresse oxidativo.

O artigo mostra, ainda, que o tabaco e o fumo eletrônico são um problema de saúde pública e uma das principais causas de morte. Estima-se que cerca de seis milhões de pessoas morrem em todo o mundo a cada ano por causa do vício, podendo aumentar para oito milhões de pessoas até 2030.

Integrantes do grupo de pesquisa da UFOP e da UFJF que contribuíram com o artigo:

Frank Silva Bezerra – Professor e Orientador
Pamela Félix da Silva – Mestranda
Natália Alves de Matos – Doutora
Camila de Oliveira Ramos – Doutora
Thalles de Freitas Castro – Doutor
Natália Pereira da Silva Araújo – Doutora
Ana Beatriz Farias de Souza – Doutora
Guilherme de Paula Costa – Doutor
Sílvia Dantas Cangussú – Professora e colaboradora
André Talvani – Professor e colaborador
Akinori Cardozo Nagato – Professor e colaborador

Acesse o artigo Acute Outcomes of Cigarette Smoke and Electronic Cigarette Aerosol Inhalation in a Murine Model.