UFR recebe encontro de políticas de reinserção de egressos do sistema prisional

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) recebe nesta terça-feira (27), às 19h30 (MT), a reunião ampliada de implantação do Escritório Social Rondonópolis, projeto do Tribunal de Justiça de Mato Grosso que mobiliza diversas entidades no município. A proposta é promover iniciativas que facilitem o reingresso social de pessoas que estão saindo do sistema prisional.

Os Escritórios Sociais são equipamentos públicos impulsionados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que desde 2016 apostam na articulação entre Judiciário e Executivo para proporcionar apoio àqueles que deixaram a situação carcerária e/ou socioeducativa. Os escritórios oferecem serviços especializados a partir do acolhimento de pessoas egressas e seus familiares, permitindo-lhes encontrar ferramentas para a retomada do convívio em liberdade civil.

A reunião desta terça tem o objetivo de apresentar o programa e explicar as diferentes formas possíveis de colaboração. A Universidade Federal de Rondonópolis convida e incentiva a participação de servidores, estudantes e coordenadores de curso e de estágio, uma vez que o Escritório Social, em busca de parcerias institucionais e formação de redes de trabalho, está aberto à promoção de campos de estágio e projetos de extensão nos mais diversos cursos da universidade.

A ação é marcada pela singularização do atendimento para oferecer aos reeducandos e familiares atendimentos individuais, oficinas e atividades relacionadas ao trabalho, serviços de assistência à saúde, atenção psicossocial, encaminhamento profissional, e promoção de cultura, educação e lazer. Os atendimentos são realizados de acordo com a demanda de cada indivíduo, com atenção às vulnerabilidades e riscos sociais, e a gestão do serviço é compartilhada entre o Poder Judiciário e o Poder Executivo.

O encontro da reunião ampliada do Escritório Social Rondonópolis será nesta terça-feira (27), no Auditório do bloco D, às 19h30. A participação é gratuita e será certificada. Não há necessidade prévia de inscrição.