Unifap – Hospital Universitário inicia atendimentos

Raimunda Marques de Almeida, amapaense nascida e criada em Macapá, foi a primeira paciente atendida pelo Hospital Universitário da Unifap – Universidade Federal do Amapá em sua abertura definitiva. Trabalhadora da atenção primária em saúde no município, foi linha de frente durante a pandemia e, sofrendo com quadro de anemia após ter tido covid, aguardava por consulta com hematologista. Agora foi atendida e será acompanhada por uma médica especialista até ficar totalmente curada. A paciente 01 do HU destaca a importância da entrada em funcionamento desse novo equipamento de saúde: “Muito importante para todos nós. Estou aguardando faz muito tempo esse atendimento e só agora consegui. Tô dando graças a Deus por essa consulta e as pessoas aqui me atenderam muito bem”. Raimunda foi encaminhada para o Hospital Universitário pela Central de Regulação do estado e já chegou com horário marcado para ser atendida pela equipe de profissionais da instituição.

Médica responsável pelo atendimento de Raimunda, Laíse Viana Alves também é amapaense, nasceu no município de Santana e é formada pela terceira turma de Medicina da Unifap. Laise destaca a importância desse projeto sair do papel e agora ser uma realidade: “O HU era um sonho que começamos a ver sua concretização a partir do dia de hoje. Isso aqui é fruto dos esforços de muitas pessoas e nos traz esperança de que muita coisa pode mudar, muita coisa pode evoluir e a população pode ser muito beneficiada pelo funcionamento do hospital”.

Superintendente e um dos principais responsáveis pela abertura do Hospital Universitário, o médico Aljerry Rego destaca o início das atividades como um marco para o Amapá: “Estamos recebendo os primeiros pacientes para atendimento ambulatorial depois de um período muito intenso de organização, treinamento, montagem de fluxos e protocolos. Recebemos os primeiros pacientes para atendimento nos ambulatórios de hematologia e geriatria e essa é uma data histórica para a saúde, ensino e pesquisa no estado do Amapá”.

Simone Leal, reitora em exercício da Unifap, e Cristiano dos Santos, pró-reitor de Ensino de Graduação, também estiveram presentes na inauguração dos Hospital Universitário da instituição. Eles enfatizaram a longevidade do projeto que agora é concretizado e a importância do equipamento de saúde para o estado, além do caráter pedagógico para a universidade. “A criação do hospital passou por três gestões da universidade. Por seu caráter de média e alta complexidade, além de produzir pesquisa, o hospital vai formar profissionais de altíssimo nível. Em breve vamos contar com procedimentos que são fruto de investigação científica, isso vai ser fundamental também para a atualização dos médicos em nosso estado” – afirmou Simone. Já Cristiano pontuou os ganhos na perspectiva da pedagogia para a universidade: “Nossos alunos poderão fazer seus estágios e preceptorias em cursos da área de saúde, o que vai ampliar algo que temos carência no estado do Amapá. O HU também traz experiência prática para o que nossos alunos aprendem em teoria, é um ganho muito positivo”.

José Carlos Tavares, reitor da Unifap quando o projeto do Hospital Universitário surgiu e atual Gerente de Ensino e Pesquisa da instituição, relembra como se deu a concepção da ideia: “Este é um projeto que nasceu da necessidade de estruturação dos cursos na área da saúde. O primeiro curso da Unifap foi o curso de Enfermagem, que era dependente dos campos de estágio distribuídos no governo do estado e do município. A Unifap não tinha uma estrutura para campo de estágio. Com a criação de outros cursos na área da saúde, aumentou a necessidade de termos um hospital universitário, justamente para melhorar a formação dos cursos na área da saúde. Assim nasceu a ideia do HU e hoje, 26 de setembro de 2022, é o dia em que ela finalmente se concretiza”.

*Texto: Andrew Costa / Jornalista HU/Ebserh

* Fotos: Isadora Carneiro / Estagiária Jornalismo HU/Ebserh