UNIR – Projetos atendem estudantes de escolas públicas do interior

Na 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida entre 17 e 21 de outubro pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), pesquisadores da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) realizam palestras e exposições em escolas do interior do Estado com o objetivo de divulgar ciência, tecnologia e inovação (CT&I) para estudantes dos ensinos fundamental e médio.

A iniciativa é coordenada por docentes dos departamentos acadêmicos de Zootecnia e Engenharia de Pesca do campus de Presidente Médici e faz parte do projeto “Desvendando a ciência brasileira do bicentenário para a promoção de novos cientistas rondonienses”, aprovado na chamada CNPq/SNCT 2022. Trata-se de uma exposição itinerante de CT&I e ciclo de palestras em escolas do território central rondoniense, que visa estimular a popularização da ciência brasileira e rondoniense para o desenvolvimento humano e incentivar jovens talentos a seguirem carreiras técnico-científica e docente.

“A divulgação científica por meio de palestras, conversas e exposição é essencial para informar a população que a ciência é fundamental para o desenvolvimento humano. Queremos mostrar que a ciência também é feita aqui, na UNIR, que é, sobretudo, acessível a todos, e apresentar o caráter pluridisciplinar da universidade pública para despertar o interesse dos rondonienses nas carreiras acadêmicas”, afirma a coordenadora do projeto, professora Elaine Almeida, do Departamento de Zootecnia.

O projeto, que tem como público-alvo estudantes do ensino médio e médio integrado, fundamental e EJA, é realizado em Jaru, na Escola Família Agrícola Dom A. Possamai; em São Miguel do Guaporé, na E.E.E.F.M Princesa Isabel; em Novo Horizonte, na Escola Família Agrícola Chico Mendes; em Alvorada do Oeste, na E.E.E.F.M Santa Anna; em Urupá, na E.E.E.F.M Altamir Billy; e em Teixeirópolis E.E.E.F.M Pioneira.

São cerca de 2400 estudantes alcançados pelo projeto em diversas atividades, como palestras, rodas de conversa, e exposição de banners sobre cientistas brasileiros, com foco nas mulheres e exemplos de pesquisadores que fazem ciência em Rondônia.

Entre os temas apresentados nas exposições estão: o conceito de ciência e avanços científicos do Brasil; principais cientistas do bicentenário da independência; feitos científicos importantes para a economia brasileira. O projeto também valoriza os pesquisadores do estado divulgando os cientistas de Rondônia e onde se faz pesquisa científica na região; além de apresentar a missão da UNIR, seus campi, cursos ofertados e formas de ingresso.

Campus UNIR de Vilhena recebe alunos no projeto “Aulões Enem 2022”

Projeto_Aulões_Enem_2022_II Buscando estimular o acesso ao ensino superior entre estudantes do ensino médio e prepará-los para a realização da prova do Enem, o campus de Vilhena recebe, até dezembro, alunos de escolas públicas e privadas do município em visitas do Projeto de Extensão “Aulões Enem 2022”.

A iniciativa é coordenada por docentes do Departamento Acadêmico de Estudos Linguísticos e Literários campus de Vilhena. Entre eles está o professor Rômulo Giácome Fernandes, que explica que o projeto tem o objetivo de auxiliar os estudantes do Ensino Médio na preparação para o Enem através da pesquisa e construção de materiais de referência e aulas especiais de apoio e estudo, com enfoque na área de linguagens.

Segundo o professor, o Projeto de Extensão “Aulões Enem 2022” atende em média dois mil alunos. É realizado desde 2019, em parceria com a Coordenadoria Regional de Educação do município, e alcança diversas cidades do cone sul do estado, dentre elas Vilhena, Cerejeiras, Cabixi, Corumbiara, Pimenteiras, Chupinguaia e Comodoro.

A atividade neste ano está sendo realizada presencialmente desde o mês de julho no campus de Vilhena. Nesta semana, a Unidade recebeu alunos das escolas CTPM Tiradentes e EEEFM Maria Arlete Toledo.