UFJF realiza da IV Semana da Consciência Negra de 7 a 18 de novembro

Estão abertas as inscrições para as atividades da IV Semana da Consciência Negra da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A programação do evento conta com ciclos de debates, conferências, minicursos, palestras, oficinas e ações culturais, a serem realizados, de 7 a 18 de novembro, de modo híbrido (presencial, no campus sede, e remoto).

O tema desta edição é “Onde estão as histórias e culturas africana e afro-brasileira nos currículos acadêmicos? A urgência da Lei 10.639/03”. A participação é gratuita e aberta ao público em geral. Para certificação, é exigida inscrição prévia, via formulário eletrônico.

A iniciativa é organizada pela Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf) e pelo projeto de extensão “Encontro Temático da Comunidade Negra de Juiz de Fora”, e também integra a programação do Conselho Municipal da Promoção de Igualdade Racial de Juiz de Fora (Compir-JF).

“O tema e as atividades foram definidos coletivamente pela comunidade acadêmica. A Lei 10.639/03 determina a abordagem dos conteúdos referentes à Cultura Negra nos currículos da Educação Básica. E, para a efetiva aplicação dessa lei, é urgente o comprometimento das universidades. Cabe a elas formar os futuros professores e professoras da Educação Básica, assim como os demais profissionais, para o enfrentamento ao racismo estrutural”, enfatiza o diretor da Diaaf e professor da Faculdade de Educação da UFJF, Julvan Moreira de Oliveira.

O professor do Departamento de Matemática da UFJF e coordenador do projeto de extensão “Encontro Temático da Comunidade Negra de Juiz de Fora”, Willian José da Cruz, destaca que a Semana reúne diversos segmentos e áreas da Universidade. “É importante que unamos forças para que possamos pautar a urgência deste tema. A Lei 10.639/03 precisa ser efetivada no município e na Universidade. Os cursos precisam trazer essa discussão, para que possamos vencer o racismo estrutural em toda a sociedade. Quem sabe assim um dia não precisaremos mais falar sobre racismo no nosso país? Todos e todas estão convidados a participar conosco, para trocarmos experiências e aprendermos juntos.”

Programação completa

Ações da Diaaf

Julvan Oliveira acrescenta que a Diaaf propôs duas das atividades constantes da programação: uma conferência remota, no dia 8, às 17h30, no Canal do Youtube da Faculdade de Educação (Faced), e um encontro presencial para acolhimento aos estudantes cotistas da UFJF, no dia 11, às 14h, no Anfiteatro das Pró-reitorias, no campus de Juiz de Fora.

A conferência será ministrada pela docente Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professora emérita da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Petronilha foi a relatora das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana no Conselho Nacional de Educação.

Já o encontro tem a presença de estudantes e ex-estudantes que ingressaram na UFJF, na graduação e pós-graduação, através das cotas, falando de suas experiências. A atividade conta ainda com apresentações culturais e participação da cantora Laura Conceição, do poeta e músico Preto Vivo, do Coletivo Descolônia, e da diretora-geral da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), Giane Elisa de Almeida.

Imagem: Pixabay