Andifes trata sobre a educação no futuro em seminário no Rio de Janeiro

O futuro não é um evento com hora marcada, mas, sim, uma construção processual inserida nos projetos e contradições socioeconômicas do país, com bases fundamentadas na história. Para contribuir com esse processo, é necessário responder a questões presentes, pensando nas múltiplas possibilidades de evolução social, em especial, da educação.

Deve-se considerar que muitos dos humanos que estarão na universidade do futuro, já estão nas escolas de hoje. O que não sabemos ainda é se o modelo institucional, os currículos das etapas do processo formativo e as formas de ingresso ao ensino superior serão os mesmos de hoje. Mudanças, como as apresentadas pelo Censo da Educação Superior 2021, são apenas reflexo do período distópico da pandemia ou são caminhos naturais a partir de agora?

Essas e muitas outras questões serão tema do Seminário “A Educação no Futuro”, que será realizado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) nos próximos dias 17 e 18 de novembro, no Rio de Janeiro.

O seminário é o ponto de partida para reflexões que não serão esgotadas em apenas dois dias de discussão. O objetivo é estimular o debate desses temas na academia e na sociedade, envolvendo educação básica, superior, profissional, pública e privada, com a necessidade de participação de atores relevantes, com interações internacionais, e com uma carga de conhecimento que vise contribuir e enriquecer a pauta.

Para contribuir com essas discussões, a Andifes receberá convidados que vivenciam a educação da pré-escola à pós-graduação e a Ciência & Tecnologia no dia a dia para pensar, debater e propor ideias sobre o ensino superior, os profissionais do futuro, a expansão, inclusão, desenvolvimento e qualidade do ensino superior, a ciência, tecnologia, inovação e a relação com a sociedade.

Confira a programação completa

Serviço:

Seminário Andifes A Educação no Futuro
Data e horário: 17 de novembro de 2022, das 9h às 17h30, e 18 de novembro, das 9h às 12h
Local: Hotel Hilton Copacabana – Salas Cabo Frio (Av. Atlântica, 1020 – Rio de Janeiro)