UFGD publica livro virtual sobre bactérias que aumentam produtividade de lavouras

Manter e aumentar a produtividade de diferentes cultivos é um desafio constante para os produtores rurais, e por isso a produção agrícola é cada vez mais tecnificada. Assim, cada vez mais agricultores e pesquisadores focam em alternativas sustentáveis para maximizar a produtividade. Nesse sentido, o professor Cleberton Correia Santos, docente visitante, e Anderson dos Santos Dias, aluno especial no curso de pós-graduação de Agronomia da UFGD, publicaram recentemente um livro virtual sobre uso de bactérias promotoras de crescimento de plantas. O livro é gratuito e está disponível para baixar na internet. Seu foco é disseminar informações sobre bactérias que podem auxiliar a produtividade de diferentes lavouras.

“O uso de produtos naturais (extratos botânicos, biofertilizantes, bioestimulantes, entre outros) ou o uso de bactérias promotoras de crescimento vegetal pode representar uma alternativa segura e ambientalmente correta a ser incrementada no sistema de produção agrícola, promovendo a sustentabilidade dos agroecossistemas. O uso de bactérias promotoras de crescimento de plantas tem aumentado nos últimos anos devido aos seus múltiplos usos, dentre eles a mitigação dos efeitos estressantes do déficit hídrico e salinidade, fitoextração de metais pesados, balanço hormonal e biocontrole de fitopatógenos”, informa o docente.

O livro apresenta resultados de pesquisas com bactérias que auxiliam o crescimento das plantas, que colaboram em situações de estiagem, e que contribuem para a saúde da planta cultivada em solos com salinidade e metais pesados, entre outros benefícios. O link para acessar o livro é: https://editorapantanal.com.br/ebooks/2022/bacterias-promotoras-de-crescimento-de-plantas-conceitos-e-potencial-de-uso/ebook.pdf

Por Jornalismo ACS/UFGD