UFRRJ – assina acordo de cooperação com Universidade Estadual de Lagos (Nigéria)

A internacionalização é uma realidade no mundo e, também, na nossa instituição. Ontem, foi dado mais um passo para consolidar as possiblidades de relacionamento interinstitucional e internacional da UFRRJ. Para isso, foi assinado um acordo de cooperação entre a Rural e a Universidade Estadual de Lagos (Nigéria) considerada a cidade mais importante de todo o continente africano, em termos de economia, sendo também a maior em área e população.

O acordo é o primeiro passo para que sejam realizadas parcerias em áreas específicas do conhecimento. As duas primeiras são Agronomia e Letras, sendo a última a mais avançada, visto que os representantes da universidade africana que estiveram na Rural ontem são da área de Línguas e Literatura.

O professor Tayo Ajayi, diretor do Centro de Estudos Afro-brasileiros da Universidade de Lagos, é o líder da comitiva que esteve na UFRRJ ontem. Ele veio acompanhado de mais três professores, que também foram à Universidade Federal da Bahia (UFBA) no início da semana. Lá assinaram outro acordo de cooperação. “Estamos muito felizes por estar no Brasil e aqui poder aprender mais. Acreditamos que, a partir de agora, teremos muitos intercâmbios, em várias áreas do saber. São muitas as possibilidades” comentou.

Professor Tayo Ajayi, da Universidade de Lagos, com o reitor Roberto Rodrigues

 

O reitor da UFRRJ, professor Roberto Rodrigues, disse que a Rural está cada vez mais focada nos relacionamentos com outras instituições. “Queremos atuar fortemente na internacionalização, para aumentar as possibilidades de conexões e troca de conhecimento com professores e estudantes de outros países” afirmou ele.

O acordo foi organizado pela Coordenadoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (Corin) da UFRRJ. A unidade é a gestora das parcerias e convênios com outras organizações e universidades tanto no Brasil, como no exterior. O documento para formalizar a cooperação também foi redigido pela Corin.

Para a assinatura do acordo foram convidados professores da área de Agronomia e da área de Letras da UFRRJ. A professora Ângela Bravin, de Língua Portuguesa, comentou que esta já é uma possibilidade de internacionalização de um mestrado de Letras que está em fase de aprovação: “Acredito que o primeiro passo está dado aqui”. O professor do curso de Agronomia Antônio Abboud está animado com a possibilidade de parceria: “Já temos acordos parecidos com outros países. Então, agora, já fica mais fácil e mais rápido começar a trabalhar com os parceiros nigerianos.”