Andifes anuncia vencedores do Prêmio Andifes de Jornalismo 2022

Marcelo Canellas e Lorrany Martins são os vencedores do Prêmio Andifes de Jornalismo 2022, nas categorias Ensino Superior e Educação Básica, respectivamente. A importância das pesquisas nas universidades públicas brasileiras e as estratégias das escolas para atrair os estudantes foram os temas das reportagens vencedoras.

A reportagem “Com falta de investimento nacional, farmacêuticas estrangeiras lucram com remédios que saem da biodiversidade brasileira”, assinada por Marcelo Canellas, produzida em equipe por Vera Souto, Lúcio Alves, Fabio Ibiapina, Flavian Charuel, Katia Mainardi, Fernando Cardoso, Raimundo Soares, Andre Koss e Julia De Lannoy, e veiculada no Fantástico, mostra que uma série de produtos obtidos da fauna e flora brasileira geram remédios e produtos para empresas estrangeiras, a partir de pesquisas realizadas pelas universidades públicas, gerando desenvolvimento e valorização de produtos nacionais.

Já a matéria “Escolas mudam estratégias para atrair os estudantes”, assinada por Lorrany Martins e publicada no jornal A Tribuna, aponta que para recuperar o interesse de alunos que perderam o hábito de estudar durante o ensino remoto na pandemia estão utilizando jogos e atividades ao ar livre como táticas para motivar seus alunos.

Sobre o Prêmio Andifes de Jornalismo

O Prêmio Andifes de Jornalismo tem abrangência nacional e, em 22 anos, premiou diversos jornalistas, autores de matérias sobre as mais variadas pautas, regionalizadas ou de caráter universal, envolvendo a educação em vários níveis, apontando avanços e desafios. A Andifes valoriza o trabalho da imprensa livre e responsável e, por meio do concurso, incentiva a participação da mídia nacional em produções de pautas que destaquem projetos, apontem caminhos e proponham mudanças positivas para a educação no Brasil.

Parabéns aos vencedores do Prêmio Andifes de Jornalismo 2022!